logo

12/11/2018 08:31

Maior conquistador nacional dos anos 2000, Cruzeiro visa retomada internacional em 2019

Clube celeste soma seis títulos nacionais desde 2000; em compensação, o último triunfo internacional foi conquistado em 1999 na decisão da Recopa Sul-Americana

Maior conquistador nacional dos anos 2000, Cruzeiro visa retomada internacional em 2019
Nenhum outro clube no Brasil conquistou mais títulos nacionais que o Cruzeiro dos anos 2000 para cá. Aliás, a década atual tem sido fundamental para o clube ter alcançado este status: foram quatro troféus (dois do Brasileiro e dois da Copa do Brasil desde 2011). Apenas o Palmeiras pode igualar tal marca em 2018 – caso conquiste o Brasileiro. Mas não vai superar o Cruzeiro se a década passada entrar na contagem. Na soma geral, o Corinthians é o mais próximo, com um título a menos.



O fato é que o Cruzeiro está em busca da retomada internacional. Em setembro de 2019, o título da Recopa Sul-Americana vai completar 20 anos, última taça internacional que foi colocada na galeria do clube. O troféu era válido pela temporada 98, mas só foi disputado no ano seguinte contra o River Plate, da Argentina.

O time estrelado levantou o troféu com duas vitórias, em dois jogos que também valeram pela fase de grupos da extinta Copa Mercosul. A partida decisiva foi disputada em 23 de setembro, com vitória azul por 3 a 0, em pleno Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

O zagueiro Léo, presente em todas as conquistas nacionais do Cruzeiro desde 2013, é um dos líderes do grupo e já comenta sobre a estratégia para o time ter uma caminhada mais efetiva na Libertadores 2019. Na edição atual, o Cruzeiro foi eliminado após dois jogos polêmicos contra o Boca Juniors, finalista do torneio em 2018.

"Já temos um planejamento (Libertadores). Nós pensamos sim, alcançamos a vaga. É já pensar em uma forma diferente, de acordo com as experiências que tivemos neste ano. Focamos nos jogos restantes do Brasileiro também. O nosso objetivo é ir jogo a jogo. Mas vamos usar esses jogos para projetar algo para o ano que vem." (Leo)

Leia também: Cruzeiro sente falta de Dedé, mas Mano isenta Manoel de culpa


A conquista da Libertadores é o grande sonho de torcedores, jogadores e diretoria. Aliás, o torneio continental será a principal esperança de o Cruzeiro colocar fim a este jejum de duas décadas. Bicampeão da Libertadores (76 e 97), o Cruzeiro ampliou a força na América do Sul com as conquistas a partir da década de 1990, com duas Supercopas, a Copa Ouro e a Recopa Sul-Americana.



Títulos nacionais do Cruzeiro nos anos 2000: Campeonato Brasileiro (2003, 2013 e 2014); Copa do Brasil (2003, 2017 e 2018)

Cruzeiro, títulos, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil

2253 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro