logo

14/1/2015 09:51

Atletas emprestados não poderão ser impedidos de atuar contra ex-clube, diz CBF

Entidade proíbe que novos contratos tenham cláusula que limitem a utilização de atletas cedidos por empréstimo

Atletas emprestados não poderão ser impedidos de atuar contra ex-clube, diz CBF
A CBF determinou na terça-feira o fim de uma prática que se tornou comum entre os clubes brasileiros que emprestam seus jogadores para rivais locais. A partir de maio, quaisquer contratos de empréstimo de um clube do País para outro não poderá mais conter uma cláusula que proíba a utilização pelo clube que pegou emprestado contra o clube que emprestou o atleta.

CBF adota regras da Fifa e oficializa veto a investidores em clubes brasileiros

Um exemplo prático do que está proibido a partir de agora pode ser visto entre rivais paulistas. O Corinthians, que cedeu Alexandre Pato ao São Paulo, impede que o atacante o enfrente enquanto durar o empréstimo. O clube do Morumbi só poderia escalá-lo se pagasse uma multa milionária. Este contrato ainda é válido. Porém, todo contrato futuro de empréstimo não pode mais limitar a utilização do jogador.

"A transferência por cessão temporária de atleta profissional pode ser convencionada pelo clube a que contratualmente o atleta está vinculado (cedente) a outro clube (cessionário), sendo nulas e de nenhum efeito quaisquer cláusulas ajustadas entre as partes que visem a limitar, condicionar ou onerar a livre utilização do atleta cedido por parte do cessionário, enquanto vigorar a cessão, respeitados os contratos celebrados antes da publicação deste Regulamento", diz a CBF no texto publicado em seu novo Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol.

2349 visitas - Fonte: IG Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro