logo

5/11/2014 11:27

Por um duelo inédito

Cruzeiro e Atlético tentam garantir hoje a primeira final mineira por um título nacional

Por um duelo inédito
O futebol mineiro pode alcançar hoje um feito inédito e histórico: colocar suas duas principais equipes numa decisão de título nacional. Atlético e Cruzeiro brigam para chegar à final da Copa do Brasil. O Galo, que perdeu por 2 a 0 no Maracanã, enfrenta o Flamengo, no Mineirão, precisando vencer por três gols de diferença ou, pelo menos, por 2 a 0 para levar a definição para os pênaltis. A Raposa, que venceu o primeiro jogo no Mineirão, por 1 a 0, joga contra o Santos na Vila Belmiro, podendo empatar ou mesmo perder por um gol de diferença desde que marque pelo menos uma vez.

As duas partidas começam às 22h, e as datas previstas para a final da Copa do Brasil são dias 12 e 26. Um sorteio na sede da CBF, amanhã, no Rio de Janeiro, define a ordem do mando de campo dos duelos pelo título e, em caso de decisão mineira e de o Atlético optar por jogar no Mineirão, o critério de gols como visitante não será levado em consideração para definir o campeão.

Com exceção de São Paulo e Rio, nenhum estado conseguiu fazer uma final de título brasileiro em um confronto direto. Na Copa do Brasil, a alternância é maior: apenas em 2006, dois times do mesmo estado decidiram a taça (o Flamengo foi campeão sobre o Vasco). Essa também foi a última vez que dois times da Região Sudeste disputaram o título da competição.

Por duas vezes, Minas Gerais esteve perto de fazer a finalíssima em uma competição nacional. Pelo Campeonato Brasileiro de 1987, a primeira edição da Copa União, as semifinais foram Atlético x Flamengo, como agora, e Cruzeiro x Internacional. Os dois mineiros jogaram a primeira partida fora de casa. O Galo perdeu para o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, enquanto a Raposa arrancou o empate sem gols com o Colorado, no Beira-Rio.

O Atlético fez o confronto de volta no Mineirão primeiro, na quarta-feira, e foi eliminado pelo rubro-negro carioca com outra derrota, por 3 a 2, para delírio dos torcedores cruzeirenses. No dia seguinte, os atleticanos deram o troco na comemoração, com a vitória do Internacional sobre o Cruzeiro por 1 a 0, na prorrogação. As duas torcidas mineiras assistiram à final do Brasileiro entre Flamengo e Internacional, com os cariocas triunfando.

SÓ UM PASSOU A segunda chance de decisão mineira ocorreu na Copa do Brasil de 2000. Nas semifinais, o Atlético enfrentou o São Paulo, e o Cruzeiro pegou o Santos, duelo repetido agora. O Galo perdeu a primeira partida para o tricolor paulista por 3 a 0, no Morumbi, e conseguiu apenas o empate por 3 a 3, na volta no Mineirão. A Raposa venceu o Santos por 2 a 0, em casa, na primeira partida, e se classificou com o empate por 2 a 2, na Vila Belmiro. Na final, diante do São Paulo, o Cruzeiro conquistou seu terceiro título da competição.

1635 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro