logo

9/4/2024 20:25

Diretor explica escolha de Larcamón em detrimento da efetivação de Seabra no Cruzeiro

Processo de formação de treinadores no Cruzeiro: Avaliação de experiências e ciclos nas categorias de base e profissional.

Diretor explica escolha de Larcamón em detrimento da efetivação de Seabra no Cruzeiro

Responsável pela direção de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins explicou os motivos de não ter efetivado Fernando Seabra em dezembro de 2023, após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro. À época, os dirigentes da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) avaliaram que o treinador ainda precisava de mais um ciclo na categoria sub-20. “Conversamos longamente com ele ao final do Campeonato Brasileiro. Falamos: ‘Cara, você é o futuro treinador do clube. Queremos que você fique, porque estamos te formando para ser treinador do Cruzeiro’. É um processo que a gente acreditava que ele estava fazendo parte e, naquele momento, optamos por não trazer para o profissional. Achamos que era necessário mais um ciclo no Sub-20”, afirmou. Durante a coletiva na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, Martins ponderou que pesou a experiência internacional para a contratação do argentino Nicolás Larcamón. “Tem um ponto aí que foi importante para avaliar, na vinda do Nico, a experiência internacional. Naquele momento, avaliamos que seria importante trazer uma figura com experiência. Quando não funciona, não dá certo, a gente acelerou o processo do treinador que estávamos formando dentro da casa, mas não estava dentro da casa”, complementou. Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Fernando Seabra comandou nesta terça (9) o primeiro técnico com técnico do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro Com a saída de Larcamón, o Cruzeiro rapidamente entrou em contato com Seabra e acertou o retorno do comandante. Desta vez, para dirigir o time principal. “Eu liguei para ele e falei: ‘Estou cumprindo uma promessa, você é o próximo treinador do Cruzeiro’. Poderíamos ter mantido ele lá atrás? Até poderíamos. Mas achávamos que era importante mais um ciclo antes de assumir a equipe no futuro”, encerrou.

Cruzeiro definiu saída de Larcamón antes da final do Mineiro Na coletiva, Pedro Martins revelou que a demissão de Larcamón foi definida antes da final do Campeonato Mineiro. Nessa segunda-feira (8), com o vice do Estadual, o técnico argentino foi desligado do cargo. Já nesta terça (9), o clube anunciou a contratação de Fernando Seabra. “O primeiro ato foi, e pode até ter sido falho, insistir. ‘Vamos insistir, porque quem sabe funcione. Vamos trabalhar mais, fazer com que isso dê certo’. E usando o Campeonato Mineiro justamente para chegar nessa conexão. A partir do momento que identificamos uma distância importante entre o que era método da comissão e o método do Cruzeiro, ficamos em um dilema. E aí? O que a gente faz? A partir do momento que você quer construir um clube forte, sólido”, disse. “Antes da final, a gente já estava com a decisão pronta de não dar seguimento, porque não víamos perspectiva. A avaliação de trabalho é justamente essa. ‘E se a gente insistir um pouco mais agora? Será que tem perspectiva de funcionar?’. A gente não via mais perspectiva. É uma decisão dura, difícil, porque identificamos potencial, mas, na prática, não houve conexão entre a maneira do clube trabalhar e a comissão técnica”, complementou. De acordo com Martins, a chegada de Seabra vai potencializar todas as áreas do Cruzeiro, sejam elas dentro e fora do campo. “Por isso, foi tomada a decisão da vinda do Seabra. Se para a gente é muito importante o método do Cruzeiro, o fortalecimento da instituição, nada melhor do que o fruto desse Cruzeiro, que é o Seabra. Não só porque ele acredita, mas porque acreditamos que ele tem a liderança, a capacidade e as ferramentas para fazer com que todas as áreas cresçam nesse processo”, concluiu.

Confiança da diretoria em Seabra “Estamos felizes com o retorno do Seabra. Essa volta representa uma reconexão com sua identidade, com seu método, com sua forma de trabalhar. Acreditamos que o Seabra, além da figura profissional que construiu, representa tudo o que o Cruzeiro construiu nos últimos dois anos e meio. O fato de valorizar a base e de fazer com que o jogo seja coletivo foram as principais premissas para tomar essa decisão”, disse Pedro Martins.

1083 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro