logo

15/9/2018 16:45

Conmebol confirma que Boca Juniors escalou jogador irregular na Libertadores, mas descarta punição

Conmebol confirma que Boca Juniors escalou jogador irregular na Libertadores, mas descarta punição
Foto: Getty Images

A Conmebol confirmou ao GloboEsporte.com que o atacante Ramón Ábila foi escalado irregularmente na Libertadores deste ano, mas a entidade descartou punir o time argentino, rival do Cruzeiro nas quartas de final da competição.

Segundo a confederação, o Libertad, do Paraguai, acionou a Conmebol para relatar a irregularidade fora do prazo previsto no regulamento, de 24 horas após a partida. O Boca passou pelos paraguaios nas oitavas de final.



Ábila não estaria apto a jogar por conta de uma suspensão sofrida na final da Sul-Americana de 2015. O atacante, que atuava pelo Huracán, foi expulso por agredir o zagueiro Yerry Mina, então no Independiente Santa Fe, e pegou três jogos de gancho. No entanto, só cumpriu um imediatamente: na Libertadores de 2016, ainda pelo time argentino.

Depois, Ábila jogou a competição pelo próprio Huracán, Cruzeiro e Boca, sem que a Conmebol se opusesse à escalação do atacante. O Libertad, inclusive, diz que o sistema Comet, responsável por indicar quais jogadores estão aptos a jogar as competições da entidade sul-americana, mostrava que Ábila poderia ir a campo.

Segundo a Conmebol, Ábila tem uma suspensão a cumprir. Assim, deve ser desfalque do Boca no jogo de ida das quartas de final contra o Cruzeiro, na próxima quarta.

O caso é semelhante a outros dois que causaram polêmicas na Libertadores deste ano.

O Santos foi punido por escalar Carlos Sánchez contra o Independiente, que reclamou dentro do prazo previsto – a equipe de Cuca acabou sendo considerada derrotada por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final. Na volta, o empate em 0 a 0 eliminou os brasileiros.

Já o River Plate colocou em campo o zagueiro Zucullini, que também tinha suspensões pendentes. O clube, porém, se livrou de punição. No começo da temporada, questionou a Conmebol sobre alguma restrição ao jogador, e a entidade, por engano, respondeu que ele estava livre para atuar.

15600 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro