logo

15/9/2018 07:41

Clássico pode propor mudanças no futuro de Cruzeiro e Atlético-MG

Clássico pode propor mudanças no futuro de Cruzeiro e Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Cruzeiro e Atlético-MG fazem neste fim de semana mais um clássico válido pelo Campeonato Brasileiro no Mineirão. Semelhante ao jogo do primeiro turno mas diferente da maioria dos encontros, os dois times tratam a partida com pesos e importância diferentes. Enquanto um busca embalar, o outro minimiza os efeitos de uma eventual derrota e coloca o clássico em segundo plano.



Apenas com o Brasileiro pela frente, o Atlético vai de força máxima. O mistério de Thiago Larghi para confirmar quem joga nada mais é que um ingrediente típico de véspera de grandes jogos. No Cruzeiro, a postura é outra. Mano costuma fazer suspense antes das grandes partidas, mas já deixou claro que o confronto da Libertadores, contra o Boca Juniors, três dias depois, impede que a equipe entre em campo com força máxima.

Com titulares ou reservas, o fato é que o resultado do próximo domingo pode acarretar efeitos positivos ou negativos para os dois lados. Veja alguns deles:



Vitória do Cruzeiro vale tabu quebrado e confiança

O Cruzeiro deve entrar com o time misto. Se isso acontecer e a vitória vier, será a primeira vez que um time quase todo reserva venceria o clássico mineiro nos últimos anos. No passado recente, um dos rivais saiu derrotado toda vez em que poupou titulares. Por isso, um triunfo valorizaria atletas pouco utilizados, aumentaria ainda mais a confiança geral para enfrentar o Boca e ainda daria fim a um tabu que já dura quatro temporadas, o de não vencer o rival dentro do Mineirão em jogos pelo Brasileiro.

Derrota pode aumentar distância do G-6

Poupar atletas titulares em jogos do Brasileiro tem ajudado Mano Menezes a chegar com seu time principal para as grandes decisões nos mata-matas. O risco de abrir mão dos pontos corridos é que eventuais tropeços na Copa do Brasil e na Libertadores obrigariam o time a correr atrás por uma vaga no G-6. Hoje, a diferença para Grêmio e Atlético é de oito pontos. Uma derrota no clássico pode aumentar essa distância e dificultar uma reação pelas primeiras colocações caso seja necessário no futuro.



Atlético pode construir gordurinha para o 7º colocado

Por mais que alguns jogadores falem da briga pelo título, a primeira meta atleticana é voltar à Libertadores. Vencer o Cruzeiro significa para o time abrir pelo menos dez pontos para o sétimo colocado. Essa gordurinha pode ser importante para que o time se aproxime do seu primeiro objetivo. Além disso, os três pontos trariam a motivação natural de vencer o clássico e dariam mais moral para a equipe encarar outro rival histórico, o Flamengo.

Tropeço devolveria pressão e dúvidas sobre estabilidade

As duas vitórias seguidas contra São Paulo e Atlético-PR amenizaram a pressão no Galo por conta de recentes apresentações instáveis. Guardadas as proporções do clássico, perder e apresentar um futebol ruim contra o rival podem fazer a postura de questionamentos da torcida voltar. Depois de o Atlético se reaproximar dos primeiros colocados, os reflexos de uma derrota na tabela poderiam causar um novo distanciamento do Flamengo, hoje quarto colocado e adversário na rodada seguinte ao clássico.

6987 visitas - Fonte: UOL




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro