logo

12/9/2018 16:40

Libertad pede esclarecimentos à Conmebol sobre suposta escalação irregular de Ábila

Libertad pede esclarecimentos à Conmebol sobre suposta escalação irregular de Ábila
Foto: Divulgação/Internet

Mais uma polêmica na conta da Conmebol. Nesta terça-feira, o Libertad afirmou, em comunicado, que pediu esclarecimentos à entidade máxima do futebol sul-americano sobre uma suposta escalação irregular do atacante Ramón Ábila. A violação teria acontecido nas oitavas de final da Libertadores, quando o time paraguaio encarou o Boca Juniors, perdeu as partidas de ida e volta e acabou eliminado.






Ábila não estaria apto a jogar por conta de uma suspensão sofrida na final da Sul-Americana de 2015. O atacante, que atuava pelo Huracán, foi expulso por agredir o zagueiro Yerry Mina, então no Independiente Santa Fe, e pegou três jogos de gancho. No entanto, só cumpriu um imediatamente: na Libertadores de 2016, ainda pelo time argentino.

Depois, Ábila jogou a Liberta pelo próprio Huracán, Cruzeiro e Boca, sem que a Conmebol se opusesse à escalação do atacante. O Libertad, inclusive, diz que o sistema Comet, responsável por indicar quais jogadores estão aptos a jogar as competições da entidade sul-americana, mostrava que Ábila poderia ir a campo.

Por isso, o clube paraguaio afirma que não existia nenhum "elemento de juízo, de caráter oficial" para que protestasse contra a utilização de Ábila. No entanto, o Libertad também disse que enviou uma carta para a Conmebol pedindo explicações sobre o assunto.

Como o protesto dos paraguaios só ocorreu agora, semanas após os jogos contra o Boca, os xeneizes não deverão ser punidos – ainda que seja constatada uma irregularidade na escalação de Ábila. O regulamento da Conmebol prevê que só serão analisadas denúncias feitas até 24 horas após o término da partida.

Para evitar uma futura punição, o Boca já planejava deixar Ábila fora do jogo de ida das quartas da Liberta, contra o Cruzeiro. Assim, o jogador ficaria livre da sanção sofrida em 2015 (ele também não foi relacionado para um jogo da fase de grupos). No entanto, o atacante se machucou nesta terça-feira e será desfalque para os xeneizes de qualquer maneira.

5730 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro