logo

9/9/2018 09:03

Cruzeiro revê oito caras conhecidas contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil

Raposa vai reencontrar seis ex-jogadores, sendo dois campeões da Tríplice Coroa, além do técnico Luiz Felipe Scolari e do diretor Alexandre Mattos, que estão no clube paulista

Cruzeiro revê oito caras conhecidas contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil
(Foto: GloboEsporte.com)

"Vesti azul, minha sorte então mudou...". A frase, que faz parte da letra da música "Vesti Azul", composta por Nonato Buzar, em 1968, e que foi cantada por Wilson Simonal, nos tempos na Jovem Guarda, pode representar bem o reencontro do Cruzeiro com oito caras conhecidas.



Seis jogadores com passagem pela Raposa, além do técnico Luiz Felipe Scolari e do diretor de futebol Alexandre Mattos - no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, às 21h45 (de Brasília), na Arena Palmeiras, em São Paulo. Entre os atletas, estão dois campeões da Tríplice Coroa em 2003: Edu Dracena e Felipe Melo.

Em comum entre todos eles está o sucesso alcançado no Cruzeiro, e a sequência de carreiras expressivas em outros clubes. O GloboEsporte.com mostra as caras conhecidas dos torcedores do Cruzeiro e que agora estão no Palmeiras.

EDU DRACENA
Revelado nas categorias de base do Guarani, de Campinas-SP, se profissionalizou na equipe paulista, teve uma rápida passagem pelo Olympiacos, da Grécia, e chegou ao Cruzeiro em 2003 por indicação de Vanderlei Luxemburgo. Ao lado de Luisão, hoje no Benfica, de Portugal, Dracena tornou-se uma das referências do time campeão da Tríplice Coroa (conquista dos títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro) em 2003. Além disso, ganhou mais dois Estaduais com a Raposa, em 2004 e 2006. Em agosto daquele ano, foi negociado com o Fenerbahçe, da Turquia, por 5,7 milhões de euros (R$ 15,6 milhões na época). Disputou 161 jogos e marcou 13 gols com a camisa cruzeirense.

DIOGO BARBOSA
Foi um dos destaques do Cruzeiro no ano passado. Chegou em janeiro, teve atuações que agradaram os torcedores, e foi decisivo na classificação cruzeirense para as semifinais da Copa do Brasil do ano passado, ao marcar o gol de empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão (o jogo de ida havia terminado em 3 a 3, e o número de gols marcados fora de casa era critério de desempate). Em novembro, a diretoria vendeu os 25% dos direitos que tinha do jogador por 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,8 milhões), depois que o Palmeiras apresentou uma proposta ao Coimbra-MG, que era dono dos outros 75%. O lateral-esquerdo fez 59 jogos pelo Cruzeiro, marcou dois gols e deu oito assistências.

MAYKE
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, foi titular em boa parte das campanhas dos títulos brasileiros de 2013 e 2014, além da conquista do Mineiro de 2014, tudo sob o comando do técnico Marcelo Oliveira. Caiu de rendimento em 2015, e depois oscilou muito, teve lesões e foi perdendo espaço na equipe. Em maio de 2017, foi envolvido numa troca, por empréstimo, até o fim de 2018, com o Palmeiras, que cedeu, em definitivo, o atacante Rafael Marques (que já foi liberado para o Sport). Mayke fez 138 jogos na Raposa e marcou três gols.



FELIPE MELO
Jogou uma temporada no Cruzeiro, no memorável ano de 2003, depois de jogar pelo Flamengo. Fez parte da equipe cruzeirense que conquistou a Tríplice Coroa (conquista dos títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro). Marcos um dos gols na vitória de 2 a 1 sobre o Santos, no Mineirão, quando as duas equipes brigavam pela liderança do Brasileirão. Foram 44 jogos disputados e três gols marcados.

DUDU
Revelado nas categorias inferiores do Atlético-GO, chegou para a base do Cruzeiro em 2005. Se profissionalizou em 2009, teve um empréstimo ao Coritiba no ano seguinte, e retornou para a Raposa. Campeão mineiro em 2011, o atacante fez 26 jogos com a camisa estrelada. Em agosto de 2011, foi vendido ao Dinamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros.

WILLIAN
Chegou ao Cruzeiro durante a disputa do Campeonato Brasileiro, como parte do pagamento do Dinamo de Kiev, da Ucrânia, que tirou o meia Diego Souza da Toca da Raposa. Willian foi peça fundamental para ajudar o time a conquistar o título nacional, em 2013 e em 2014. Também foi campeão mineiro em 2014. O Bigode, como ficou conhecido, fez 185 jogos com a camisa cruzeirense e balançou as redes 40 vezes. O atacante foi cedido ao Palmeiras em janeiro de 2017, e assinou contrato de três anos com a equipe paulista. Na troca, a Raposa manteve o meia Robinho, que já estava no clube mineiro, e firmou contrato com o jogador até o fim de 2019.

LUIZ FELIPE SCOLARI
Trocou o Palmeiras pelo Cruzeiro em 2000, levando para a Toca da Raposa o status de ser um treinador copeiro. Chegou ao clube mineiro logo após a conquista do bicampeonato da Copa do Brasil, quando o time cruzeirense bateu o São Paulo na final, com Marco Aurélio Moreira como treinador. Sob o comando de Felipão, o time cruzeirense chegou à semifinal da Copa João Havelange (o Campeonato Brasileiro de 2000), sendo eliminado pelo Vasco, que acabou campeão. Em 2001, levou o Cruzeiro ao título da Copa Sul-Minas, mas acabou deixando o clube após ser convidado pela CBF para assumir a seleção brasileira, que se preparava para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, que acabou conquistando (o Brasil venceu todos os sete jogos que disputou no Mundial). Na Raposa, foram 75 jogos, com 40 vitórias, 23 empates e 12 derrotas, com um aproveitamento de 63,5%.

ALEXANDRE MATTOS
Chegou ao Cruzeiro em março de 2012, após trabalhar como diretor de futebol no América-MG. Foi a aposta do então presidente Gilvan de Pinho Tavares para a reconstrução do elenco e a montagem do time que viria a ser campeão brasileiro em 2013 e em 2014. Com o sucesso do Cruzeiro naquelas temporadas, e por ter montado um time com jogadores menos badalados, que haviam se destacado, inclusive, na Série B, passou a entrar no radar de outros clubes da Série A, como Flamengo e Palmeiras. No fim de 2014, após o fim do seu comrpomisso com o Cruzeiro, decidiu aceitar um convite para trabalhar no Palmeiras.

5265 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro