logo

3/11/2016 00:08

Desde 1989, Cruzeiro não ficava dois anos seguidos sem levantar um troféu

Última vez que a Raposa passou duas temporadas consecutivas sem gritar "É campeão!" foi no fim da década de 1980; time volta a repetir feito em 2015 e 2016

Desde 1989, Cruzeiro não ficava dois anos seguidos sem levantar um troféu
Após derrota de 2 a 0 no Mineirão, Cruzeiro segurou o Grêmio no Sul, mas foi eliminado (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A eliminação para o Grêmio nas semifinais da Copa do Brasil, além de acabar com a chance do Cruzeiro conquistar um título nesta temporada, fez com que a Raposa voltasse a ficar sem gritar "É campeão!" por dois anos seguidos. A última vez que o clube ficou duas temporadas consecutivas sem levantar um troféu foi em 1988 e 1989. De lá para cá, o máximo que os cruzeirenses ficaram sem título foi num intervalo de um ano. Entre 1990 e 2004, o torcedor cruzeirense comemorou ao menos uma conquista a cada doze meses (veja lista desde 1990 abaixo).

Neste ano, a Raposa colecionou insucessos na Primeira Liga, no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, ainda em andamento, o time não briga sequer para terminar no G-6, e ainda luta contra o risco de rebaixamento.


Na história recente, o clube comemorou duas grandes conquistas: os títulos dos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014, em duas campanhas marcantes. Nos últimos 20 anos, o Cruzeiro teve 2003 como o seu melhor ano, quando faturou a chamada Tríplice Coroa, com três troféus numa mesma temporada. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e com o meia Alex como destaque, o time conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Antes, a Raposa se destacou nacionalmente com três Copas do Brasil. Em 1993, diante do Grêmio, em 1996, contra um então considerado "imbatível" Palmeiras, com vitória de virada na capital paulista, e em 2000, batendo o São Paulo, também de virada, num emocionante jogo final no Mineirão.

No cenário internacional, destacam-se a Taça Libertadores de 1997, batendo na final o Sporting Cristal, do Peru, após eliminar equipes como Grêmio, nas quartas de final, e Colo-Colo, na semifinal; além da Recopa Sul-Americana, em 1998, contra o River Plate, no Monumental de Nuñez. Em 1991 e 1992, os cruzeirenses conquistaram o bicampeonato da Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Sem Libertadores

Além de ser a última chance de o Cruzeiro conquistar um título nesta temporada, a Copa do Brasil também era a última oportunidade de a Raposa voltar a disputar a Taça Libertadores no ano que vem. A última vez que o time celeste participou da Libertadores foi no ano passado, quando foi eliminado nas quartas de final para o River Plate, que acabou como campeão.

1056 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.