Cruzeiro e Corinthians voltam a cruzar caminhos em um dos palcos mais tradicionais do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira (10/12), às 21h30, no Mineirão, começa mais um capítulo da longa rivalidade entre mineiros e paulistas pela Copa do Brasil. A vaga na final será definida no confronto de volta, no domingo (14/12), às 18h, na Neo Química Arena.
Este será o sétimo duelo eliminatório entre as duas equipes na história da competição. O primeiro encontro aconteceu em 1991, enquanto o mais recente foi em 2018, justamente na decisão do torneio. Ao longo das seis disputas anteriores, o Cruzeiro levou a melhor quatro vezes, enquanto o Corinthians avançou em duas.
No histórico geral do confronto, considerando todas as competições, o Corinthians tem vantagem. Em 96 jogos, o Timão soma 40 vitórias, contra 32 do Cruzeiro, além de 24 empates. Pela Copa do Brasil, o equilíbrio é maior: são 12 partidas, com cinco vitórias para cada lado e dois empates.
1991 – Corinthians avança com show de Neto
O primeiro duelo pela Copa do Brasil aconteceu nas oitavas de final. No Pacaembu, em 22 de março, Neto brilhou ao marcar três gols na vitória por 3 a 1. Heider descontou para o Cruzeiro. Na volta, em 11 de abril, no Independência, um gol contra de Adilson garantiu a classificação corintiana.
1996 – Massacre celeste no Independência
Cinco anos depois, o Cruzeiro respondeu com autoridade. No jogo de ida, no Independência, vitória por 4 a 0, com gols de Nonato, Célio Lúcio, Cleisson e Palhinha. Apesar da vitória do Corinthians por 3 a 2 no Pacaembu, o time comandado por Levir Culpi avançou.
1998 – Raposa elimina novamente
Sob o comando de Levir Culpi, o Cruzeiro venceu o primeiro jogo no Mineirão por 3 a 1, com dois gols de Bentinho e um de Marcelo Ramos. No empate por 1 a 1 em São Paulo, Marcelo Ramos voltou a marcar e garantiu a vaga celeste.
2002 – Corinthians surpreende no Mineirão
Após empate por 2 a 2 no Morumbi, o Corinthians abriu 3 a 0 em Belo Horizonte. O Cruzeiro reagiu, mas acabou eliminado. O Timão seguiu adiante e conquistou o título naquele ano.
2016 – Virada histórica da Raposa
Pelas quartas de final, o Corinthians venceu por 2 a 1 em São Paulo. No Mineirão, porém, o Cruzeiro foi avassalador e fez 4 a 2, com dois gols de Ábila, além de Arrascaeta e Bruno Rodrigo, ficando com a vaga.
2018 – O hexa do Cruzeiro
O capítulo mais marcante para os cruzeirenses ocorreu na final. No Mineirão, vitória por 1 a 0, com Thiago Neves. Na Neo Química Arena, Robinho marcou, Jadson empatou de pênalti após revisão do VAR e Arrascaeta fechou o contra-ataque que decretou o hexacampeonato celeste.
Agora, Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar em mais um mata-mata decisivo, com a história pesando dos dois lados e uma vaga na final novamente em jogo.
Créditos: Jogada10



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Jardim esclarece saída de Arroyo e situação física de Kaio Jorge no Cruzeiro
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Transmissão ao vivo, horário e escalações de Ceará x Cruzeiro no futebol.