2/11/2016 11:53
Dividindo Titulos, Renato e Mano travam tira-teima por 3ª final
Treinadores terão duelo à parte na semifinal desta quarta-feira, entre Grêmio e Cruzeiro, na Arena; Tricolor tem vantagem após 2 a 0 no jogo de ida no Mineirão
Mano Menezes e Renato Gaúcho disputam vaga na final na noite desta quarta (Foto: Infoesporte)
A tradição de duelos decisivos entre Grêmio e Cruzeiro vai além de opor em uma semifinal ferrenha os dois maiores campeões da Copa do Brasil, com quatro títulos cada.
Não bastassem as oito taças, o duelo entre Raposa e Tricolor também serve como uma espécie de tira-teima para Renato Gaúcho e Mano Menezes, com um título e um vice cada. Lado a lado, nesta quarta-feira, à beira do gramado da Arena, os comandantes decidem quem fará sua terceira final da competição.
O comandante gremista chega ao duelo da volta sentado em confortável vantagem para garantir o posto na grande decisão, contra Atlético-MG ou Inter. Após o triunfo por 2 a 0 no jogo da ida, no Mineirão, a equipe de Renato Gaúcho pode até perder por 1 a 0 diante de sua torcida que ainda carimba a vaga na final.
Nada que apague, porém, o currículo de peso e a tradição dos treinadores para conduzir os dois lados no duelo decisivo. Portaluppi chegou à final pela primeira vez em 2006, quando comandava o Vasco. Acabou amargando duas doloridas derrotas logo para o rival Flamengo: 2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta, em duas partidas disputadas no Maracanã.
Sua redenção viria no ano seguinte, pelo Fluminense. O Tricolor carioca encarou o Figueirense na decisão e largou com um resultado adverso ao empatar em 1 a 1 no Maracanã. Menos mal a Renato que Roger Machado – curiosamente seu antecessor no comando do Grêmio em 2016 – anotou o gol da vitória por 1 a 0 no Orlando Scarpelli para dar ao treinador seu título de maior expressão
Mano, por sua vez, traçou caminho idêntico ao do rival gremista, mas no comando do Corinthians. Após subir para a Série A com o Timão em 2007, o treinador conduziu o clube à final da Copa do Brasil de 2008 e largou com vantagem de 3 a 1 no duelo com o Sport. Na volta, porém, os paulistas foram batidos por 2 a 0 na Ilha do Retiro e viram o Leão ficar com a taça.
Com Ronaldo, André Santos e companhia, Mano também conseguiu levar o Corinthians à final em 2009. Dessa vez, com desfecho positivo. Diante do Inter, o Timão abriu 2 a 0 no jogo de ida, com gols de Ronaldo e Jorge Henrique, no Pacaembu. Na volta, a equipe arrancou um 2 a 2 no Beira-Rio e ergueu a taça, também a maior da carreira do treinador.
– Em primeiro lugar, temos que esquecer a vantagem que conseguimos em Belo Horizonte. É como se fosse o primeiro jogo. Temos mais 90 minutos pela frente. O adversário também descansou. É perigoso. E nada está ganho. É continuar respeitando o adversário. Entendemos o oba-oba do torcedor, mas aqui dentro não vai ter – projeta Renato Gaúcho.
– Está difícil pela circunstâncias, mas já vimos tantas coisas no futebol. Temos que ser competentes. Não vai faltar determinação do Cruzeiro, não vai faltar análise e entendimento do que aconteceu aqui para passar aos jogadores e fazer diferente em Porto Alegre – garantiu Mano, ainda após a derrota no Mineirão.
GRÊMIO X CRUZEIRO - SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Escalação provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha e Douglas; Luan.
Pendurado do Grêmio: Kannemann
Desfalque do Grêmio: Bruno Grassi
Escalação provável do Cruzeiro: Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Léo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila
Desfalques do Cruzeiro: Elisson, Ezequiel e Bryan, Fábio, Mayke, Dedé, Rafinha e Judivan
Transmissão: TV Globo (menos MG e SC), com Cléber Machado, Casagrande, Juninho e Paulo César Oliveira. RBS TV com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas da Silva. SporTV 2, com Luiz Carlos Jr e Roger Flores
Arbitragem: Thiago Duarte (SP), auxilaido por Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
909 visitas - Fonte: globoesporte.com