1967, 1991, 1997 e 2000: alguns dos capítulos heroicos da história do Cruzeiro que inspiram para quarta
As páginas heroicas do Cruzeiro, imortalizadas no hino do clube, certamente servirão de inspiração para o time de Mano Menezes buscar a classificação na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre. Para alcançar a decisão do torneio eliminatório, a equipe celeste precisará reverter, fora de casa, o placar de 2 a 0 conquistado pelo Grêmio no Mineirão. Alguns capítulos da história da Raposa dão margem para o torcedor celeste confiar em nova final de Copa do Brasil. Veja, na lista abaixo, cinco deles.
Cruzeiro x Atlético, Campeonato Mineiro, 1967
Quando questionados sobre o maior clássico da história, ídolos do Cruzeiro não precisam de muito tempo para relembrar o encontro de novembro de 1967 como um dos mais emblemáticos de todos os tempos. Naquela ocasião, em duelo pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro perdeu Tostão machucado, aos 5’, e Procópio, expulso, aos 25’.
O Atlético chegou aos 3 a 0 nos 15’ do 2º tempo e o resultado dava ao alvinegro o título do Estadual com duas rodadas de antecedência. Naquele dia 26, porém, o clube celeste protagonizou uma das maiores reações de sua história. A equipe marcou três gols em 15 minutos, igualou o marcador e ainda viu Zé Carlos acertar a bola no travessão faltando dez minutos para o fim de jogo. O campeonato teve sequência, o Cruzeiro 'empatou' a disputa e levou a decisão para um mata-mata contra o mesmo Atlético, sendo campeão
Cruzeiro x River Plate, Supercopa, 1991
O troféu da Supercopa levantado pelo Cruzeiro em 1991 teve um gosto todo especial depois de uma virada emblemática na grande decisão do torneio, contra o River Plate, líder do Campeonato Argentino naquela época e que confirmou o título local um mês depois com melhor ataque e melhor defesa. A derrota por 2 a 0 em Buenos Aires, no Monumental de Nuñez, não desanimou a Raposa, que buscou a vitória por 3 a 0 em Belo Horizonte uma semana depois do revés. Ademir e Mário Tilico (duas vezes) resolveram no Mineirão na noite de 20 de novembro.
Campanha da Libertadores de 1997
Na campanha do título da Libertadores de 1997, o Cruzeiro voltou a se superar. A equipe celeste perdeu os três primeiros jogos, e um empate no quarto jogo eliminaria o time na fase de grupos. E justo no jogo mais difícil, diante do Grêmio, fora de casa, o Cruzeiro ganhou no Estádio Olímpico, se mantendo vivo no torneio. Na sequência, a equipe triunfou em dois jogos e se classificou em segundo no grupo. Nas oitavas, perdeu o primeiro jogo contra o El Nacional por 1 a 0, mas voltou a mostrar poder de reação e ganhou de 2 a 1 no Mineirão, avançando nos pênaltis. Posteriormente, bateu Grêmio, Colo Colo e acabou sendo campeão diante do Sporting Cristal
Cruzeiro x São Paulo, Copa do Brasil, 2000
Com dois títulos da Copa do Brasil, o Cruzeiro chegava a mais uma final em 2000 podendo levantar o terceiro troféu da competição nacional. Na grande decisão, porém, depois de ver o São Paulo abrir o placar num Mineirão lotado, a equipe celeste necessitou mais uma vez mostrar reação. Precisando fazer dois gols em 15 minutos, o Cruzeiro mostrou sua força. Marcou o primeiro aos 35’, com Fábio Júnior, e o segundo aos 45’, na inesquecível cobrança de falta de Geovanni.
Cruzeiro x Atlético, Campeonato Mineiro, 2011
Mais recentemente, o Cruzeiro precisou se superar para bater o rival e reverter vantagem na decisão do Campeonato Mineiro de 2011, mesmo com a ressaca da eliminação precoce e totalmente inesperada na Libertadores daquele ano para o Once Caldas em plena Arena do Jacaré. Após derrota por 2 a 1 no primeiro jogo, o time, então comandado por Cuca, reverteu o resultado e bateu o Atlético por 2 a 0, em Sete Lagoas. Os gols foram marcados na reta final da decisão, com Wallyson, aos 31’, e Gilberto, de falta, aos 41’. Foi o primeiro titulo estadual decidido entre os rivais num estádio do interior de Minas.
2136 visitas - Fonte: Supersportes
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.