logo

21/10/2016 08:28

Em duas competições,Cruzeiro não pode focar na reta final da Copa do Brasil

Diferentemente das outras sete vezes que disputou as semifinais do torneio, time vai ter que dividir as atenções com o Brasileirão, no qual luta contra o rebaixamento

Em duas competições,Cruzeiro não pode focar na reta final da Copa do Brasil
Cruzeiro não pode poupar no Brasileiro para focar apenas na Copa do Brasil (Foto: Washington Alves/Light Press)

Pela oitava vez na história, o Cruzeiro chega às semifinais da Copa do Brasil. Ao lado do Grêmio, o time mineiro é o maior campeão da competição, com quatro títulos. Coincidentemente, o Grêmio é o adversário da semifinal deste ano. Em 20 participações no torneio, os números da Raposa são muitos bons. São 10 quartas de final disputadas, e das sete vezes anteriores em que chegou às semifinais, em seis delas o Cruzeiro jogou a decisão.

Chegar até a fase final da Copa do Brasil não é novidade para o Cruzeiro. Mas, em 2016, pela primeira vez, o time vai ter uma sombra durante as partidas decisivas. Nas sete vezes anteriores em que disputou a semifinal, o time não teve que dividir o foco com outra competição. É verdade que em 2014, entre as finais da Copa, o Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro, mas a situação é diferente da atual, quando a briga é para escapar do rebaixamento. O efeito psicológico e o cansaço físico, principalmente, são outros.

História
Até 2012, a Copa do Brasil era disputada em apenas seis meses, diferente do que ocorre agora, quando se arrasta ao longo do ano. Em 1989, 1990 e 1992, o torneio foi jogado no segundo semestre, e em 1991 e de 1992 a 2012, no primeiro.
O GloboEsporte.com relembrou o que o Cruzeiro fazia, e qual era a situação que vivia, em todas as vezes que chegou às semifinais da Copa do Brasil.

1993
Adversário: Vasco
Resultados dos jogos: 3 x 1 e 1 x 1
Situação final: Campeão
Como era o momento do time: A semifinal da Copa do Brasil de 1993, com o Vasco, foi jogada durante a segunda fase do Campeonato Mineiro, que classificava quatro times para o quadrangular final. Com a vaga na fase decisiva do estadual garantida, o Cruzeiro entrou com força máxima nas partidas com o Vasco. Venceu o primeiro jogo, por 3 a 1, no Mineirão, e segurou o 1 a 1, no Maracanã, para disputar sua primeira final de Copa do Brasil.

1996
Adversário: Flamengo
Resultados dos jogos: 1 x 1 e 0 x 0
Situação final: Campeão
Como era o momento do time: O Cruzeiro jogou as duas partidas com o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil de 1996, durante o Campeonato Mineiro. O Estadual teve uma primeira fase que classificou seis times para um hexagonal final, que valeu o título. Os jogos com os cariocas foram entre a fase inicial e o hexagonal.

1998
Adversário: Vasco
Resultados dos jogos: 2 x 0 e 0 x 0
Situação final: Vice-campeão
Como era o momento do time: O ano de 1998 foi muito movimentado para o Cruzeiro. Só no primeiro semestre foram três torneios simultâneos: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Taça Libertadores. Eliminado pelo Vasco na competição sul-americana, a chance do troco veio duas semanas depois, na Copa do Brasil. Com uma vitória no Mineirão e um empate em São Januário, o Cruzeiro chegou à sua terceira final. Enquanto isso, o estadual, que classificou para as quartas de final oito equipes de 12 da primeira fase, era deixado em segundo plano pelo Cruzeiro.

2000
Adversário: Santos
Resultados dos jogos: 2 x 0 e 2 x 2
Situação final: Campeão
Como era o momento do time: No ano 2000, o Cruzeiro só tinha a Copa do Brasil na cabeça quando disputou a semifinal com o Santos. O Campeonato Mineiro já tinha acabado e o Campeonato Brasileiro, que se chamaria Copa João Havelange, não tinha data para começar. A bagunça na CBF não atrapalhou o time mineiro, que eliminou o Santos e conquistou o tri da Copa do Brasil numa decisão histórica com o São Paulo.

2003
Adversário: Goiás
Resultados dos jogos: 3 x 2 e 2 x 1
Situação final: Campeão
Como era o momento do time: O Campeonato Brasileiro foi disputado no sistema de pontos corridos pela primeira vez em 2003. O Cruzeiro fez as duas partidas contra o Goiás, entre a 9ª e a 11ª rodadas do Brasileirão. O técnico Vanderlei Luxemburgo usou um time misto no jogo com o Vitória, pela 10ª rodada, para entrar 100% diante do Goiás. Deu certo, e o Cruzeiro avançou à final da Copa do Brasil mais uma vez.

2005
Adversário: Paulista
Resultados dos jogos: 1 x 3 e 3 x 2
Situação final: Eliminado nas semifinais
Como era o momento do time: Certamente, a eliminação mais traumática do Cruzeiro na Copa do Brasil foi a de 2005, nas semifinais, contra o Paulista, de Jundiaí. O Cruzeiro tinha um bom time, que tinha vencido seis dos sete jogos na competição até então, e um ataque poderoso, com média perto de quatro gols por partida. Os dois jogos com o Paulista foram disputados entre a 5ª e a 7ª rodadas do Brasileirão, quando o Cruzeiro era o 7º colocado.

2014
Adversário: Santos
Resultados dos jogos: 1 a 0 e 3 x 3
Situação final: Vice-campeão
Como era o momento do time: Quando o Cruzeiro disputou a semifinal da Copa do Brasil de 2014 com o Santos, era líder absoluto do Campeonato Brasileiro. Os jogos aconteceram entre a 31ª e a 33ª rodadas, e o Cruzeiro teve tranquilidade para administrar as duas competições. O técnico Marcelo Oliveira não poupou jogadores e o time jogou com força máxima a Copa do Brasil e o Brasileirão

2016
Adversário: Grêmio
Como é o momento do time: Em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está a três pontos do primeiro time da zona de rebaixamento, o Vitória. O time baiano é justamente o adversário de domingo. Por isso, o técnico Mano Menezes não deve poupar nenhum jogador, já que uma derrota em Salvador torna a situação cruzeirense dramática. A primeira partida das semifinais da Copa do Brasil, com o Grêmio, está marcada para quarta-feira, portanto o Cruzeiro, pela primeira vez, terá que dividir as atenções entre duas competições na reta final da Copa.

1098 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.