Os encontros: 1966 (Taça Brasil), 1993 (Copa do Brasil), 1997 (Libertadores) e 2009 (Libertadores)
O encontro entre Cruzeiro e Grêmio, nas semifinais da Copa do Brasil, será entupido de história: mineiros e gaúchos são os maiores vencedores da competição, com quatro troféus cada.
Além disso, a Raposa defenderá uma escrita de jamais ter sido eliminada pelo Tricolor em mata-matas. Até aqui, foram quatro duelos: Taça Brasil de 1966 (nas quartas), Copa do Brasil de 1993 (na final), Copa Libertadores de 1997 (nas quartas) e na Libertadores de 2009 (na semifinal). Além dos triunfos, em todas essas edições dos torneios, o clube celeste chegou à final.
O quinto enfrentamento entre Cruzeiro e Grêmio já tem suas datas. O jogo de ida será realizado na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro. A volta será já na semana seguinte, dia 2 de novembro.
O vencedor enfrentará Atlético ou Internacional, que duelam nas mesmas datas. A definição dos mandos de campo serão sorteadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.
Relembre a história dos quatro encontros entre Cruzeiro e Grêmio:
1- Taça Brasil de 1966 (quartas de final)
Em 1966, Cruzeiro e Grêmio se encontraram nas quartas de final da Taça Brasil, primeiro título brasileiro conquistado pelo clube celeste. No duelo de ida, no Estádio Olímpico, os clubes empataram por 0 a 0. Na volta, no Mineirão, a Raposa venceu por 2 a 1 (de virada), com quase 40 mil pessoas no estádio, e garantiu vaga na semifinal. Na época, o Cruzeiro tinha uma constelação de craques: Raul, Piazza, Dirceu Lopes, Tostão, Natal e Evaldo eram alguns dos atletas do plantel.
2- Copa do Brasil de 1993 (final)
O segundo encontro em mata-matas aconteceu 27 anos depois e foi logo numa decisão de Copa do Brasil. Mais uma vez, a Raposa saiu vencedora com história muito parecida ao do último encontro em competições eliminatórias. No primeiro duelo, também no Olímpico, a partida acabou empatada em 0 a 0. Na volta, com gols de Roberto Gaúcho e Cleison, o Cruzeiro derrotou o Grêmio por 2 a 1 e levantou seu primeiro caneco na competição. Pingo descontou para os gaúchos. Aquele time tinha Célio Lúcio, Nonato, Ademir, Roberto Gaúcho, entre outros.
3- Copa Libertadores de 1997 (quartas de final)
Quatro anos depois, a Libertadores de 1997 colocaria os já tradicionais adversários frente a frente. Mais uma vez, deu Raposa no duelo direto e também na decisão da competição sul-americana. Os clubes, que já haviam se enfrentado na fase de grupos, se encontraram nas quartas de final. No primeiro duelo, em Belo Horizonte, a Raposa venceu por 2 a 0 no Mineirão lotado – gols de Elivelton (logo aos 40’ da primeira etapa) e Alex Mineiro. Na volta, no Rio Grande do Sul, o Grêmio venceu por 2 a 1, mas perdeu na diferença de gols. Dida, Gottardo, Ricardinho e Palhinha eram alguns dos destaques do elenco celeste.
4-Libertadores de 2009 (semifinal)
O encontro mais recente foi na única competição mata-mata em que o Cruzeiro encontrou o Grêmio, mas não levantou o troféu. Mas foi por pouco. 24 de junho, Libertadores de 2009. O Tricolor veio ao Mineirão no primeiro duelo das semifinais da competição e sofreu uma derrota acachapante: 3 a 1, com gols de Wellington Paulista, Wagner e Fabinho para a Raposa. Na ocasião, um episódio triste: Maxi López cometeu injúria rascista com o volante Elicarlos, chamando-o de “macaquito”. Na volta, a motivação foi dobrada. Uma semana depois, a Raposa foi ao Olímpico e garantiu empate por 2 a 2 e a classificação para enfrentar o Estudiantes na decisão do torneio, quando acabou superada. Aquele time, comandado por Adilson Batista, tinha Fábio, Ramires, Kléber Gladiador, entre outros.
3249 visitas - Fonte: Supersportes
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.