logo

19/10/2016 15:25

Classificação na Copa do Brasil: última chance de título do Cruzeiro em 2016

Nos últimos 20 anos, Raposa só ficou cinco temporadas sem conquistar um troféu, sendo que, de 1996 para cá, não ficou dois anos seguidos sem levantar uma taça

Classificação na Copa do Brasil: última chance de título do Cruzeiro em 2016
Último título conquistado pelo Cruzeiro foi o de campeão brasileiro em 2014 (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)

Mais do que a classificação diante do Corinthians para as semifinais da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem algo maior em jogo na noite desta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mineirão. Isso porque, depois de insucessos na Primeira Liga, no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro, a competição disputada no sistema mata-mata é a última chance de a Raposa terminar a temporada 2016 com um título.

Nos últimos 20 anos, de 1996 para cá, o Cruzeiro ganhou pelo menos um troféu em 15 temporadas, passando em branco somente em cinco anos (2005, 2007, 2010, 2012 e 2015). Além disso, neste período, a equipe jamais ficou dois anos seguidos sem conquistar um título. Uma eliminação diante do Corinthians, nesta noite, vai confirmar o jejum de conquistas por dois anos consecutivos, uma vez que, em 2015, a Raposa também não soltou o grito de "É campeão!" no futebol. A última vez que ele ficou dois anos sem títulos foi em 1988 e 1989.

Na história recente, o clube comemorou duas grandes conquistas: os títulos dos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014, em duas campanhas marcantes. Nos últimos 20 anos, o Cruzeiro teve 2003 como o seu melhor ano, quando faturou a chamada Tríplice Coroa, com três troféus numa mesma temporada. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e com o meia Alex como destaque, o time conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Antes, a Raposa se destacou nacionalmente com duas Copas do Brasil. Em 1996, contra um então considerado "imbatível" Palmeiras, com vitória de virada no Parque Antárctica, e em 2000, batendo o São Paulo, também de virada, num emocionante jogo final no Mineirão.

No cenário internacional, destacam-se a Taça Libertadores de 1997, batendo na final o Sporting Cristal, do Peru, após eliminar equipes como Grêmio, nas quartas de final, e Colo-Colo, na semifinal; além da Recopa Sul-Americana, em 1998, contra o River Plate, no Monumental de Nuñez.

Para conseguir se classificar para a semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro precisa vencer pelo placar mínimo de 1 a 0, pois perdeu o primeiro jogo por 2 a 1. Se a Raposa vencer pelo mesmo placar da ida, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Qualquer vitória cruzeirense por um gol de diferença a partir de 3 a 2 classifica o Corinthians, pelo critério de gols marcados fora de casa.

O classificado do embate entre Cruzeiro e Corinthians vai encarar, na semifinal, o vencedor do duelo entre Palmeiras e Grêmio. O time gaúcho venceu o jogo de ida, em Porto Alegre, por 2 a 1.

Internacional

Além de ser a última chance de o Cruzeiro conquistar um título nesta temporada, a Copa do Brasil também representaria a chance de a Raposa disputar a Taça Libertadores no ano que vem, já que, no Campeonato Brasileiro, o time ainda está com as atenções voltadas na luta contra o rebaixamento. A última vez que o time celeste participou da Libertadores foi no ano passado, quando foi eliminado nas quartas de final para o River Plate, que acabou como campeão.


1326 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.