logo

15/10/2016 20:11

'Time que se organiza bem': antes de confronto, Chapecoense é alvo de elogios de cruzeirenses

Técnico Mano Menezes e dupla de volantes exaltaram adversário deste domingo

Time que se organiza bem: antes de confronto, Chapecoense é alvo de elogios de cruzeirenses
No turno do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro perdeu para a Chapecoense por 3 a 2, em Chapecó

Em seu terceiro ano seguido na Série A do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense vem driblando a falta de tradição e a escassez de recursos financeiros para se manter firme na elite nacional. Com 41 pontos em 30 jogos, o time catarinense ocupa o 11º lugar e registra 45,6% de aproveitamento, percentual superior às duas campanhas anteriores na Primeira Divisão. Em 2014, a Chape somou 43 pontos, cinco a mais que o rebaixado Vitória, e encerrou o Brasileiro em 15º. Já em 2015, os 47 pontos representaram um honroso 14º lugar. Em ambas as edições, a equipe de Chapecó conseguiu se qualificar para a Copa Sul-Americana. Por causa do histórico de respeito do adversário, o Cruzeiro prega muita cautela no confronto deste domingo, às 17h, no Mineirão, onde necessita da vitória para ficar mais distante do risco de cair à Série B. O técnico Mano Menezes fez questão de exaltar os feitos do rival no duelo válido pela 31ª rodada da competição.

“É um time perigoso e que se organiza bem. É uma equipe de porte médio que se organiza bem e constrói grande time. Às vezes, no futebol brasileiro, a gente tende a confundir o tamanho do clube com o poderio da equipe. Por isso nos surpreendemos e, em algumas situações, não entramos preparados. Mas o Cruzeiro está preparado sim, tal como fez no ano passado lá (em Chapecó)”, disse o comandante, referindo-se à vitória do time celeste sobre a Chapecoense no returno do Brasileiro de 2015, por 2 a 0, na Arena Condá, em Chapecó. Na ocasião, Mano Menezes estava à frente da Raposa no banco de reservas.

Para o chefe da equipe, os triunfos seguidos do Cruzeiro no Mineirão sobre Grêmio (1 a 0) e Ponte Preta (2 a 0) não significam vida fácil neste domingo, em mais um duelo no Gigante da Pampulha. “Não há nada ganho antes de começar o jogo. A gente só ganha quando o juiz apita pela última vez. E precisamos ter méritos. Espero que a gente tenha o mérito de conquistar a vitória”.

O pensamento de Mano é compartilhado pelo elenco. O volante Lucas Romero, que reconquistou seu espaço graças às boas atuações recentes, sobretudo na marcação, deu a entender que o duelo no Mineirão será entre dois times em ascensão. “A Chapecoense é uma equipe muito boa. A gente sabe que eles vêm jogando bem, por isso, a esta altura do campeonato, estão numa posição boa. O Cruzeiro também está muito bem. Jogando em casa, será muito importante para nós somar mais três pontos. Trabalhamos a parte tática, como em todo jogo, para sair bem”.

O último duelo entre Cruzeiro e Chapecoense no Mineirão terminou com vitória catarinense por 1 a 0, pelo Brasileiro de 2015. No dia 21 de junho, o armador Camilo, atualmente no Botafogo, marcou o único gol da partida em cobrança de falta. O retrospecto geral do confronto, disputado pela primeira vez em 2012, aponta três triunfos azuis, dois empates e duas vitórias alviverdes.

No Brasileiro de 2016, o Cruzeiro tem a terceira pior campanha como mandante. Em 15 jogos, venceu cinco, empatou cinco e perdeu cinco (44,4%). A Chape, por sua vez, tem o quinto melhor aproveitamento fora de casa, ao lado do próprio time estrelado, do Santos e do Botafogo (37,8%).

"A Chapecoense sempre é difícil. Independentemente de camisa, os jogos são muito parelhos, a dificuldade é muito grande. Eles já vieram aqui ano passado e dificultaram. Todos estão procurando algo na competição, uns querendo sair do rebaixamento, outros brigando pelo G-6. A dificuldade é muito grande", destacou o volante Henrique.

Mesmo se vencer neste domingo, o time celeste não sairá do 12º lugar, pois a distância para o 11º, que é justamente a Chapecoense, é de quatro pontos (37 a 41). Contudo, a possibilidade de se distanciar ainda mais do Z4 é o principal combustível para o triunfo. Atualmente, o Cruzeiro tem quatro pontos a mais que o 17º colocado Internacional.

1350 visitas - Fonte: Superesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.