Após quatro jogos, Manoel volta à defesa do Cruzeiro e pode voltar a ser titular (Foto: Pedro Vilela/Light Press)
É inegável a importância de Manoel para o elenco do Cruzeiro. O zagueiro é um dos melhores do futebol brasileiro e vive grande fase. Suspenso por quatro jogos por causa de uma agressão ao são-paulino Chávez, Manoel não participou das últimas partidas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, nas quais o time só sofreu um gol. Léo e Bruno Rodrigo formaram a zaga titular.
Mas agora Manoel, e fica a dúvida: quem será o titular na defesa cruzeirense? Até Mano Menezes ainda não definiu quem enfrenta a Chapecoense, no próximo domingo, no Mineirão.
O GloboEsporte.com conversou com o comentarista do SporTV e da TV Globo, Henrique Fernandes para tentar decifrar o que se passa na cabeça do técnico Mano Menezes. Afinal, a defesa cruzeirense vai muito bem, mesmo sem o melhor zagueiro do elenco. O que fazer então, agora que Manoel está à disposição? Para Henrique Fernandes, Manoel tem várias qualidade e é um homem de confiança de Mano.
- É um zagueiro que consegue aliar força física e velocidade em um nível que as outras opções da defesa não oferecem. Além disso, tem a liderança. Jogador que já trabalhou com Mano Menezes no ano passado e sempre foi bastante elogiado.
Para Henrique Fernandes, Manoel deve voltar ao time e ser o titular na partida deste domingo.
- Treinadores não costumam trocar atletas por terem sido substituídos por jogadores que trabalharam bem repondo lesões ou suspensões pontuais. As trocas que Mano fez nesse time, desde o início do trabalho, foram técnicas (nos casos de Ezequiel por Lucas e Ábila por Willian) e táticas (no caso de Arrascaeta por Rafinha). Acho que pela coerência do Mano, vai o Manoel. Embora não seja completamente injusto sacar Manoel do time por indisciplina.
O ato contra Chávez, do São Paulo, que resultou na suspensão, foi mais grave que um cartão vermelho normal, de jogo. Acho que isso poderia pesar em uma barração.
O desempenho do sistema defensivo do Cruzeiro foi muito bom nas últimas três partidas, tanto que o Cruzeiro não sofreu gols contra Grêmio, Ponte Preta e Palmeiras, todos os jogos pelo Campeonato Brasileiro. Henrique Fernandes acha que Manoel não fez falta, mas isso se deve também à postura do time em campo.
- Manoel não fez falta, mas o Cruzeiro conseguiu exercer domínio nas duas primeiras partidas (contra Grêmio e Ponte Preta), e a zaga ficou pouco exposta. Contra o Palmeiras, o time, como um todo, foi muito bem, e o sistema defensivo soube impedir que o time paulista fosse criativo.
Os dois volantes foram os maiores ladrões de bola pelas estatísticas, e a organização foi absoluta. Aliás, o bom desempenho da defesa passa muito pela postura mais recuada imposta pelo Mano, a manutenção dessa organização e o comprometimento dos jogadores. Os números coroam os zagueiros, mas é um mérito do time como um todo.
Léo foi titular na zaga do Cruzeiro nas últimas partidas (Foto: Bruno Cantini /Flickr do Atlético-MG)
Henrique acha que, independente da escolha de Mano Menezes, o elenco vai entender bem e não haverá maiores problemas no Cruzeiro.
- Acho que voltando com Léo para o banco essa situação é mais simples. Manoel vinha sendo o titular da posição e não saiu por uma questão técnica. Os jogadores costumam entender bem isso. Se optar por manter Léo, por outro lado, ele precisará ser claro na explicação a Manoel, que já chegou a ser capitão e homem de confiança.
Como profissional, cabe ao zagueiro entender. Para o grupo, mais essa troca pode até ser positiva. Os jogadores que estão fora sentem que podem ganhar um lugar no time a qualquer momento e se preparam bem, enquanto que os que são titulares no momento não se acomodam.
969 visitas - Fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.