Faltando nove rodadas para o fim do Brasileirão e nas quartas de final da Copa do Brasil, Cruzeiro luta contra rebaixamento, mas ainda sonha com Libertadores
Cruzeiro vem de duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro (Foto: Agência Estado)
As duas vitórias seguidas no Mineirão, diante de Grêmio e Ponte Preta (veja os melhores momentos no vídeo acimado último triunfo), fizeram o Cruzeiro deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e subir para a 12ª colocação.
O time, que ficou em 17º lugar após a derrota para o Flamengo, se reabilitou com as duas boas apresentações em casa, que valeram seis pontos. A briga contra o descenso, no entanto, ainda não acabou.
Mesmo tendo subido cinco posições na tabela, o Cruzeiro está a apenas três pontos acima do Internacional, primeiro time do Z-4. Paralelamente a isso, existe o sonho de disputar a Libertadores. O G-4 virou G-6. É difícil, é verdade. O sexto colocado é o Atlético-PR, que tem 45 pontos, nove a mais que o Cruzeiro.
O GloboEsporte.com convidou o comentarista da TV Globo e do SporTV, Henrique Fernandes, para analisar a tabela e as chances do Cruzeiro disputar a Libertadores via Campeonato Brasileiro e via Copa do Brasil, e também como está a situação do time na briga contra o rebaixamento.
LUTA CONTRA O Z-4
- A grande vantagem, após a vitória sobre a Ponte Preta, não foi nem tanto a distância em pontos para o Z-4, mas principalmente colocar muitos times entre a posição do Cruzeiro (12º) e a zona de rebaixamento. Acho que este é o grande motivo também para o Cruzeiro não pensar em G-6. Entre ele e o sexto (Atlético-PR), são nove pontos. Distância considerável, mas alcançável pelo número de rodadas. Porém, são cinco times entre ele e essa colocação. Alguns, com resultados atuais mais consistentes que o Cruzeiro nas últimas rodadas.
RETA FINAL DE 2015 ANIMA
- Se formos tomar por base a temporada passada, o Cruzeiro tinha 37 pontos na rodada 29 e estava a nove do G-4, que tinha o Santos com 46 pontos. Nas rodadas seguintes, chegou a ficar a quatro pontos de distância na penúltima rodada. Se fosse G-6, teria entrado na rodada final um ponto atrás do Sport, que era o sexto.
Muito vivo na disputa. Portanto, dá para afirmar que um aproveitamento semelhante ao da temporada passada, nessas rodadas até o fim, pode credenciar o Cruzeiro a luta real por vaga na pré, mas dependerá também da queda de desempenho dos concorrentes que estão acima. É uma meta exigente, já que o Cruzeiro alcançou 21 pontos em 30 possíveis nas nove últimas rodadas de 2015. Foram seis vitórias, três empates e uma derrota só, na última rodada, quando já não tinha objetivos.
FOCO NA COPA DO BRASIL
- Até pela situação mais tranquila do time no Brasileiro, com as últimas vitórias em casa, o Cruzeiro deve se concentrar na vaga na Libertadores pelo título na Copa do Brasil.
Mesmo considerando uma derrota para o Palmeiras no meio de semana, no domingo, o Cruzeiro enfrenta a Chapecoense, mais focada na Sul-Americana. Mais três pontos levariam o time a 39, garantindo a permanência fora da zona de rebaixamento e até certo distanciamento.
Com este contexto bem mais favorável e embalo jogando em casa, torna-se possível reverter o placar do jogo contra o Corinthians e aí o time ficará a quatro jogos de um título e a mais duas vitórias da permanência, tendo ainda sete jogos no Brasileiro para isso.
Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo e do Sportv, avalia as chances do Cruzeiro (Foto: GloboEsporte.com)
5352 visitas - Fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.