logo

10/10/2016 12:33

Com defesa evoluída, Cruzeiro sai ileso duas vezes seguidas após 35 jogos

Com defesa evoluída, Cruzeiro sai ileso duas vezes seguidas após 35 jogos
Atual titular Rafael nem estava no gol quando o Cruzeiro passou dois jogos sem ser vazado

Apesar de ainda não estar totalmente satisfeito com o desempenho do Cruzeiro neste Brasileirão, o técnico Mano Menezes já vê em campo uma evolução notória da equipe. Desde que chegou ao clube, há dois meses, o comandante dificilmente teve tempo para trabalhar sem a pressão e ameaça do rebaixamento. Por isso, foi preciso "trocar o pneu com o carro em movimento".

Para acertar o time com o campeonato rolando, o treinador priorizou a segurança defensiva, e hoje já colhe os primeiros frutos. A vitória por 2 a 0 contra a Ponte Preta representou não só a escalada para o 12º lugar na tabela, mas a prova de ter hoje uma defesa mais sólida e que voltou a sair ilesa por duas vezes consecutivas após 35 jogos no ano.

A última vez que o Cruzeiro passou dois jogos sem levar gols aconteceu lá no início da temporada. Dividindo as atenções do Campeonato Mineiro com a Copa do Brasil, o time empatou sem gols diante do América-MG (na semifinal do estadual) e do Campinense (primeira fase do torneio mata-mata). Ambos os jogos aconteceram no final de abril, há quase seis meses. Antes do duelo contra a Ponte, a equipe jogou por 35 vezes e não conseguiu sair de campo por duas ocasiões seguidas sem ser vazado.

"Melhoramos o entendimento em campo, fechamos o segundo jogo sem sofrer gols. Se der uma olhadinha para trás, vamos ver que há muito tempo isso não acontecia. Isso vai dando confiança para a defesa e para os atacantes, que não vão precisar fazer três gols para ganhar um jogo. O torcedor vai sentindo que a equipe não sofre tanto. Ganhamos de 2 a 0, o segundo gol demorou um pouco para sair, mas a Ponte quase não chegou ao gol do Rafael", falou o treinador.

Além de não sofrer gols nos últimos dois jogos, a evolução defensiva do Cruzeiro também pode ser comprovada nos números gerais desde a chegada de Mano. Até aqui, o Cruzeiro levou 14 gols em 13 partidas sob o comando do treinador. A média de 1,07 tentos é bem superior aos 1,73 do antecessor de Paulo Bento, que esteve à frente do clube por quase o mesmo tempo (15 partidas).

"A produção da equipe, a maneira como ela estava se comportando, trabalhando, me fazia acreditar que teríamos desempenho melhor", acrescenta Mano.

Mais seguro, com jogadores auxiliando nas marcações e saídas de bola, além de um jogo coletivo e menos dependente das individualidades, os jogadores terão outra prova de fogo. Passada a Ponte Preta, o desafio agora será contra o melhor ataque do Brasileirão. Na quinta-feira, o time vai a Araraquara tentar bater de frente e parar o líder Palmeiras, o único que até agora já bateu a marca de 50 gols no campeonato.

813 visitas - Fonte: UOL Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.