3/10/2016 08:26
Líder, capitão e referência, Henrique comemora boa fase e gol importante
Destaque na vitória sobre o Grêmio, volante cruzeirense valoriza semana livre de jogos antes do confronto diante da Ponte Preta, no próximo sábado, no Mineirão
Volante Henrique comemora o gol marcado sobre o Grêmio (Foto: Thomas Santos / Agência Estado)
Henrique não é um jogador comum, e a torcida do Cruzeiro sabe disso. Com 344 jogos disputados com a camisa azul, é o 23º atleta que mais vestiu a camisa do clube em todos os tempos. No atual elenco, apenas Fábio, com 705 partidas, jogou mais que o volante. Foi justamente a contusão do goleiro, em meados de agosto, que fez com que Henrique assumisse a braçadeira de capitão do time. O volante é um dos principais líderes do elenco cruzeirense, e essa liderança é exercida de forma natural. Henrique chegou ao Cruzeiro em 2008.
O meio-campo passou um ano e meio no Santos, entre 2011 e 2012, e voltou para a Toca da Raposa II em 2013. A seriedade nos treinos e a dedicação mostrada no dia a dia fizeram com que o volante ganhasse a confiança da torcida, da diretoria do clube e de todos os jogadores e técnicos que trabalharam com ele ao longo destes anos. Por isso, a comemoração tão especial após Henrique marcar o gol da vitória sobre o Grêmio, no último sábado, no Mineirão. Para o volante, o gol, o 21º pelo Cruzeiro, teve um sabor diferente.
- É muito bom. Ainda mais no momento que a gente está vivendo. Tem um sabor muito especial, mas a gente tem que continuar neste mesmo foco, neste mesmo objetivo. Sabemos que não tem nada garantido e a dificuldade que é. Estamos com a cabeça boa e vamos nos concentrar mais. Sábado tem outra pedreira. Dificuldades virão e temos que estar preparados pra fazer o melhor.
Henrique conta que o time percebeu que só na base da técnica seria impossível vencer o Grêmio. Os jogadores tiveram que dar um algo mais. Para o volante, isso mostra a união do elenco e a capacidade que o time teve de entender o jogo.
- Foi na raça. Estava difícil fazer o gol, mas acho que não deixamos de acreditar nenhum momento. Fomos em busca do gol, da maneira que podíamos e o jogo oferecia. A equipe está de parabéns porque se entregou e se dedicou. Em alguns momentos, a técnica não prevaleceu, mas a vontade superou e, graças a Deus, a vitória chegou.
Luta contra o rebaixamento
A briga do Cruzeiro para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro ainda terá outros capítulos. Com 33 pontos em 28 rodadas, a Raposa ocupa o 15º lugar da classificação, apenas dois pontos do primeiro time do Z-4. Vencer dentro de casa - o triunfo sobre o Grêmio foi apenas o quarto em 15 jogos - é fundamental para se livrar da degola, segundo Henrique.
- A importância de conquistar os objetivos dentro de casa. A gente tem que vencer os jogos que tem no Mineirão de todo jeito pra brigar por algo. Se não, vai deixando pra frente e vai ficando cada vez mais difícil e não tem volta. Temos que aproveitar os momentos bons dentro de casa pra conquistar as vitórias.
O Cruzeiro volta a jogar no próximo sábado, às 21h (de Brasília), quando recebe a Ponte Preta, no Mineirão. A semana livre para treinamentos é algo raro no futebol brasileiro. Henrique afirma que, além de descansar, o time também vai aproveitar para trabalhar muito.
- A gente vai trabalhar, corrigir os posicionamentos que tem que ser corrigidos e melhorar o que tem que ser melhorado. Só assim, a gente vai sair dessa situação e conseguir evoluir cada vez mais para os próximos jogos.
876 visitas - Fonte: Globo esporte