24/9/2016 08:11
Evolução do Cruzeiro com Mano Menezes é refletida nos números
Comentarista Henrique Fernandes, do Sportv, explica os motivos que fazem o aproveitamento cruzeirense estar melhorando na temporada
Mano tem missão de melhorar desempenho em casa (Foto: Pedro Vilela/Light Press)
Desde as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2016, um dado que está incomodando muito o Cruzeiro: o aproveitamento em casa e fora dela. O time é melhor como visitante do que como mandante. O Brasileirão já está na 27ª rodada, e os números insistem em confirmar a informação. Jogando em casa, o Cruzeiro tem 35,89% de aproveitamento, enquanto, quando joga fora, tem 41,07%. Foram 13 partidas como mandante e apenas três vitórias, além de cinco empates e cinco derrotas. As outras 13 partidas foram como visitante. São cinco vitórias, um empate e sete derrotas. É verdade, entretanto, que a situação está melhorando.
Os números de Mano Menezes são melhores que os de Paulo Bento, seu antecessor. Tanto dentro como fora de casa, o Cruzeiro tem mostrado progresso. O GloboEsporte.com ouviu o comentarista Henrique Fernandes, da TV Globo e do SporTV, que explicou a evolução cruzeirense e fez uma comparação entre o trabalho dos dois treinadores.
- A estatística como mandante com Mano Menezes já começa a mudar. À rigor, foi uma derrota para o Botafogo, um empate no clássico, que não pode ser considerado um resultado anormal, e o empate contra o Coritiba, em que o time sofreu dois gols de bola parada e pressionou até o fim para marcar o terceiro gol. Contra Inter e Santa Cruz, vitórias sólidas, sob o padrão de Mano Menezes, de iniciativa paciente com uma postura um pouco mais ofensiva, abertura de placar e depois manutenção de resultado jogando de forma mais recuada e explorando contra-ataques em velocidade. A estatística ruim em casa vem do período com Paulo Bento, com derrotas com enredo parecido: pressão, ofensividade do Cruzeiro, falta de eficiência nas finalizações e gols sofridos no contra-ataque. Quanto mais o time perdia em casa, mais baixava a confiança dos jogadores e ficava mais difícil reverter isso no jogo seguinte.
Henrique Fernandes também analisou o Cruzeiro atuando fora de Belo Horizonte. Ele vê grande diferença na maneira como Paulo Bento posicionava o time em relação ao que Mano faz hoje.
- Como visitante, o Cruzeiro de Paulo Bento jogava mais leve, sem tanta responsabilidade e finalizava melhor as chances que criava. Com o adversário jogando mais ofensivamente, o time encontrava espaços para criar. Com isso os números do português no comando foram bem mais positivos jogando fora de casa. Com Mano, a proposta jogando fora de casa é bem parecida com a que ele utiliza jogando como mandante. Mais paciente, jogando de forma mais recuada. Como visitante, ainda há a vantagem de o adversário sentir-se forçado a ser mais ofensivo pra criar o resultado e com isso, desde o início do jogo o Cruzeiro já costuma ter espaço para contra-atacar.
O Cruzeiro volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Flamengo, em Cariacica-ES, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Henrique Fernandes vê boas razões para o torcedor cruzeirense acreditar em mais um bom resultado fora de casa, e explica.
- Contra o Flamengo, dá para esperar o time carioca bastante ofensivo, principalmente em caso de vitória do Palmeiras no sábado, o que pressiona o Rubro-Negro a vencer para não se distanciar. Com mobilidade e velocidade de Sóbis e Arrascaeta, e a capacidade de passe e armação de Robinho, o Cruzeiro pode se dar bem explorando contra-ataques, desde o início do jogo. É importante, porém, concentração defensiva máxima. Boa compactação, marcação eficiente dos volantes e dos laterais. Minutos iniciais têm tudo para ser de pressão flamenguista, e o time celeste precisa estar preparado para suportá-la e aproveitar uma possível desconcentração da defesa do Flamengo.
Veja abaixo o Raio-X dos números do Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro, jogando dentro e fora de Belo Horizonte.
COMO MANDANTE
Com Paulo Bento (8 jogos, 1 vitória, 3 empates e 4 derrotas - 25%)
Cruzeiro 2 x 2 Figueirense - Belo Horizonte
Cruzeiro 1 x 1 América-MG - Belo Horizonte
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo - Belo Horizonte
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo - Belo Horizonte
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras - Belo Horizonte
Cruzeiro 2 x 2 Vitória - Belo Horizonte
Cruzeiro 0 x 3 Atlético-PR - Belo Horizonte
Cruzeiro 1 x 2 Sport - Belo Horizonte
Com Mano Menezes (5 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota - 53,33%)
Cruzeiro 4 x 2 Internacional - Belo Horizonte (Independência)
Cruzeiro 2 x 2 Coritiba - Belo Horizonte (Independência)
Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz - Belo Horizonte
Cruzeiro 0 x 2 Botafogo - Belo Horizonte
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG - Belo Horizonte
COMO VISITANTE
Com Geraldo Delamore (1 jogo, 1 derrota - 0%)
Coritiba 1 x 0 Cruzeiro - Curitiba
Com Paulo Bento (7 jogos, 3 vitórias e 4 derrotas - 42,85%)
Santa Cruz 4 x 1 Cruzeiro - Recife
Botafogo 0 x 1 Cruzeiro - Brasília
Atlético-MG 2 x 3 Cruzeiro - Belo Horizonte (Independência)
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro - Porto Alegre
Ponte Preta 0 x 4 Cruzeiro - Campinas
Chapecoense 3 x 2 Cruzeiro - Chapecó
Fluminense 2 x 0 Cruzeiro - Rio de Janeiro
Com Mano Menezes (5 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - 46,66%)
Santos 2 x 0 Cruzeiro - Santos
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro - São Paulo
Figueirense 1 x 2 Cruzeiro - Florianópolis
América-MG 0 x 2 Cruzeiro - Belo Horizonte (Independência)
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro - São Paulo
933 visitas - Fonte: Globo esporte