22/9/2016 09:05
Sonho do penta motiva Cruzeiro por arrancada no Campeonato Brasileiro
Raposa avança na Copa do Brasil, única chance de conquistar um título em 2016 e de ir à Libertadores de 2017; ao mesmo tempo, time luta para se afastar do Z-4
Quanto se trata da comparação entre Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, algumas frases são muito faladas. "Tem que virar a chave", "priorizar uma das duas competições". Mas nunca as duas competições foram tão benéficas para o Cruzeiro. O clube celeste construiu o resultado no jogo da ida das oitavas de final ao golear o Botafogo por 5 a 2, no Rio de Janeiro, mas o burocrático 1 a 0 no duelo de volta, no Mineirão , deu o passaporte para as quartas de final da competição eliminatória. O triunfo não só mantém aceso o sonho da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil, como dá um ânimo à mais para reerguer o time no Brasileirão, na qual está perto da luta contra o rebaixamento.
Com 10.604 pessoas no Mineirão, o Cruzeiro entrou em campo na quarta-feira com a classificação praticamente consumada. Podia até perder de três gols de diferença que, ainda sim, estaria nas quartas de final. O time não teve aquela gana para vencer de uma maneira elástica o adversário, fazendo apenas um gol, de escanteio, com Bruno Rodrigo.
O jogo, em si, foi disputado em ritmo de amistoso. Nem Willian, Alisson e Denílson, que entraram no decorrer da partida e não têm vaga garantida no time titular, mostraram uma dedicação que empolgasse o torcedor. O Cruzeiro teve 13 finalizações, contra seis do adversário. no entanto, apenas três foram chances reais de gol, sendo 10 chutes dos 13 de longa distância.
No Brasileirão, o pensamento não é, nem de perto, almejar a taça ou mesmo conquistar a vaga na Libertadores. Afinal, a Raposa está a 21 pontos do líder Palmeiras e a 15 do Santos, último time no G-4 do Brasileirão. Com 30 pontos e na 15ª colocação, a realidade do time de Mano Menezes é completamente diferente na outra competição nacional. Após uma forte arrancada com a chegada do novo treinador, o Cruzeiro perdeu duas vezes, empatou o clássico com o Atlético-MG e agora está a dois pontos do Figueirense, 17º colocado e primeiro clube dentro do Z-4.
A classificação contundente em cima do Botafogo – time que venceu o Cruzeiro, no Mineirão, há 10 dias pelo Brasileiro – dá ainda mais moral para a Raposa escapar do fantasma da Série B. Entre os oito melhores da Copa do Brasil, o clube, os jogadores e, principalmente, a torcida nutrem a expectativa de conquistar um campeonato na temporada. O último caneco que o clube celeste levantou foi o Brasileirão, em 2014.
Um eventual título da Copa do Brasil, além de ser um alento para um ano que começou turbulento, com uma desclassificação prematura no Campeonato Mineiro e da dança dos técnicos que teve o fracasso de Deivid e Paulo Bento, até a chegada de Mano, renderia à Raposa uma vaga direta para a Libertadores, algo impensável via Campeonato Brasileiro.
O sorteio das quartas de final da Copa Brasil acontece nessa sexta-feira, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas o foco volta a ser o Campeonato Brasileiro, já que o Cruzeiro viaja para o Espírito Santo, para encarar uma pedreira, o vice-líder do Brasileirão, o Flamengo, no estádio Kléber Andrade, na cidade de Cariacica. A partida é válida pela 27ª rodada da competição nacional e está marcada para domingo, às 16h (de Brasília).
1080 visitas - Fonte: Globo esporte