logo

17/9/2016 11:15

Rivais pela 1ª vez em clássico regional, técnicos duelam em situações opostas

Treinadores vão se enfrentar pela quinta vez na carreira. Vantagem é do cruzeirense, que luta para se afastar do Z-4. Marcelo busca vitória para ficar próximo da ponta

Rivais pela 1ª vez em clássico regional, técnicos duelam em situações opostas
Mano Menezes x Marcelo Oliveira: quem vai levar a melhor no domingo? (Foto: Editoria de arte)

Dentro das quatro linhas, Cruzeiro e Atlético-MG. Fora delas, um duelo à parte: Mano Menezes x Marcelo Oliveira. Os dois treinadores vão ter, pela quinta vez na carreira, um duelo, sendo a primeira delas em um clássico regional. O cruzeirense leva vantagem: duas vitórias, contra um empate e uma vitória do atleticano. Neste domingo, a Raposa lutando para se afastar do Z-4, e o Galo na luta para ficar mais próximo dos líderes, os técnicos terão a chance de reforçar ainda mais a rivalidade mineira. Inevitavelmente, o vencedor vai complicar a situação do perdedor na rodada. O empate também não será bem-vindo. Quem vai levar a melhor? Na opinião do comentarista Henrique Fernandes, do Sportv, não há favorito. As torcidas irão assistir a um embate de estilos diferentes à beira do campo.
Confira os principais aspectos que permeiam o duelo entre os treinadores:

Panorama geral

- O clássico deve ser, antes de mais nada, um choque de estilos. Posse de bola e infiltração do Atlético-MG de Marcelo Oliveira, com intensidade, explorando as individualidades do ataque, contra o Cruzeiro ao estilo Mano Menezes: um time de posicionamento, compactação defensiva e saída rápida no contra-ataque. O grande questionamento é qual estilo será melhor executado, qual proposta funcionará melhor de acordo com o que acontecer no jogo. Isso vai passar pela capacidade de organização dos jogadores em campo e condicionamento físico, após os dois disputarem partidas desgastantes na quinta, e controle psicológico, diante da pressão de um clássico que tem enorme peso para os dois na tabela de classificação.


Cruzeiro de Mano: time de compactação defensiva e saída rápida no contra-ataque (Foto: Washington Alves / Light Press )

Ponto positivo para o Cruzeiro

- Em relação ao último jogo, contra o São Paulo, o grande ponto positivo para o Cruzeiro, neste domingo, é o ataque reforçado com Arrascaeta e Ábila. O uruguaio é o jogador da puxada do contra-ataque e do último passe, que aparece em vários setores do ataque e surpreende o adversário. Já o argentino é o artilheiro do time. Ábila dá profundidade à linha de frente cruzeirense e consegue prender a zaga adversária, gerando um espaço entre os volantes e os zagueiros de área. Arrascaeta dificulta, principalmente, para os volantes e os laterais do adversário pela movimentação.

Ponto negativo para o Cruzeiro

- A ausência da referência da defesa: Manoel. O substituto natural é Léo, que participou dos minutos finais contra o América-MG, no segundo turno, mas não é titular desde a partida contra o Vitória pela Copa do Brasil, no dia 20 de julho. Léo é uma arma interessante no jogo aéreo, qualificando bolas paradas do Cruzeiro em escanteios e faltas laterais, mas será que vai faltar ritmo? O outro titular que pode ficar fora é Lucas, que não vive grande momento técnico e defensivamente não vem bem. Ezequiel pode suprir razoavelmente a ausência dele.


Galo de Marcelo: equipe de posse de bola e infiltração, explorando individualidades no ataque (Foto: Guilherme Frossard)

Ponto positivo para o Atlético-MG

- Acho que o principal ponto positivo para o Atlético, na semana do clássico, é o momento dos prováveis substitutos dos ausentes: Marcos Rocha, Leandro Donizete e Maicosuel. Carlos César vive a melhor fase dele com a camisa atleticana desde a temporada 2011, última em que foi titular. No meio, Júnior Urso começa a recuperar ritmo e a parte física e vem de um jogo em que foi decisivo contra o Sport. É rápido e uma boa arma para lidar com o contra-ataque do Cruzeiro, sempre muito veloz, e dos volantes é o que tem melhor chegada à frente para auxiliar a criação. No ataque, claro, Maicosuel fará falta, principalmente, nas arrancadas quando há espaço, acelerando a saída, mas o venezuelano Otero vem da melhor atuação desde que chegou e tem características parecidas de condução de bola e velocidade. Claro, o fator Robinho, de volta, também é bastante considerável.

Ponto negativo para o Atlético-MG

- Por outro lado, o Atlético tem sofrido bastante contra adversários que saem em velocidade no contra-ataque. Derrotas para Grêmio (no início do campeonato) e Fluminense (na última segunda-feira) mostraram isso. Contra o Sport, na última quinta, o time também sofreu com saídas rápidas do adversário, mas resistiu sem sofrer os gols. Se tem uma coisa que o Cruzeiro de Mano sabe fazer bem é saber, quando pressionado, por onde sair em velocidade e em que momento fazer isso.

Alternativas Cruzeiro: companheiro de Henrique

- Mano Menezes é afeito a modificar o time o mínimo possível e não deve mexer na estrutura da equipe. No entanto, há uma dúvida na escalação do meio-campo: Ariel ou Romero? Cabral é um jogador mais de passe, de cadência, que pode ajudar o Cruzeiro a equilibrar a posse de bola na partida. Romero, por sua vez, é mais intenso, tem mais vigor na marcação e velocidade. Importante para aumentar a pegada em um setor em que o Atlético tem Robinho atuando com liberdade e muita qualidade no drible, principalmente.

Alternativas Atlético-MG: meio-campo reforçado

- Uma das "sacadas" de Marcelo Oliveira em jogos passados foi encorpar o meio-campo atleticano, escalando a equipe com Rafael Carioca, Leandro Donizete e um jogador com mais características de marcação (Urso ou Lucas Cândido). A sensacional vitória sobre o Palmeiras foi uma das melhores atuações do time no ano. Pode ser uma opção para o clássico: três mais marcadores. Deixaria o jogo mais travado, já que provavelmente o Cruzeiro buscará um jogo mais cauteloso. O que pode pesar negativamente para esta opção por parte do Marcelo é a ausência do Leandro Donizete, que fez o gol naquela partida em São Paulo e segue machucado.



1185 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.