O técnico português Paulo Bento comandou o Cruzeiro durante 15 jogos no Brasileirão. No período, a Raposa conquistou apenas 15 pontos, com quatro vitórias, três empates e oito derrotas. Para substituir o luso, a diretoria celeste apostou em Mano Menezes. Em pouco tempo, a alternativa já se mostra acertada - e os números escancaram isto.
Em apenas seis partidas em seu retorno ao clube, Mano já conquistou 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota). Caso o Cruzeiro vença novamente nas próximas duas rodadas, o desempenho do treinador ultrapassará o de Paulo Bento - mesmo com apenas metade dos compromissos do português.
A melhora da Raposa na tabela não foi por passe de mágica, certamente. A relação do elenco com o comando técnico e o modo como os jogadores assimilam as orientações do treinador são cruciais neste processo.
- Cada treinador tem sua tática e forma de trabalhar. O Mano trabalha muito bem a parte defensiva e o grupo fica bem organizado. Para atacar temos jogadores que podem desequilibrar em qualquer momento do jogo - analisa Giorgián De Arrascaeta.
Os números:
Mano Menezes
3 vitórias, 2 empates, 1 derrota - 61,1% de aproveitamento
Paulo Bento
4 vitórias, 3 empates, 8 derrotas - 33,3% de aproveitamento