logo

8/9/2016 07:49

Campeão Cruzeiro estreava na Taça Brasil de 1966 há exatos 50 anos

Campeão Cruzeiro estreava na Taça Brasil de 1966 há exatos 50 anos
Arquivo Cruzeiro


Da redação

Angel Drumond

Há exatos 50 anos, o Maior de Minas iniciou a brilhante trajetória que culminou com o título da Taça Brasil de 1966. A histórica conquista do primeiro título nacional de uma equipe de Minas Gerais começou em duelo contra o Americano, no estádio Godofredo Cruz, em Campos-RJ.

O esquadrão celeste, que contava com craques como Piazza, Dirceu Lopes, Hilton Oliveira, Procópio e tantos outros ídolos, goleou a equipe carioca por 4 a 0, mesmo jogando fora do Mineirão. Os gols do duelo foram marcados por Tostão, Natal, Zé Carlos e Evaldo.

Presente naquele jogo, o ex-goleiro e ídolo celeste Raul Plasmamn relembrou que naquela partida o Cruzeiro fez o primeiro vôo fretado para fora do estado mineiro. Raul ainda destacou que o grande poder ofensivo do time facilitou o seu trabalho.

“Evidentemente que o placar foi muito bom, me lembro muito bem, 50 anos depois, exatamente. Foi um jogo a noite e o que me chamou a atenção é que a iluminação do estádio era muito ruim, mas que não tive muito trabalho, pois o nosso time foi para cima do adversário o tempo inteiro e construiu o placar de 4 a 0. Ficou tranqüilo para mim, apesar de não estar enxergando muita coisa. Foi a primeira vez comigo aqui, que o Cruzeiro fretou um avião , um DC-3, daqueles que possuía uma roda pequena na cauda. Ele fica com a frente no alto, então quando entravamos no avião era preciso se esforçar para chegar ao seu lugar.

Mesmo assim foi um luxo e ficou marcado na minha memória”, disse Raul.

Americano 0 x 4 Cruzeiro

Motivo:jogo de ida das oitavas-de-final da Taça Brasil de 1966
Data: 07/09/1966 (quarta-feira)
Local: estádio Godofredo Cruz
Árbitro: Joaquim Gonçalves (MG)
Público: 15.000 pessoas
Gols: Tostão, 10, Natal, 35 do 1º tempo; Zé Carlos, 2, Evaldo, 44 do 2º
Americano: Bocão (Dias), Joel, Zé Henrique, Marlindo e Zé Alcindo; Duca e Adalberto (César); Edinho, Gessi, Geraldo Brás e Paulo Roberto
Técnico: Professor José Damas
Cruzeiro: Raul, Pedro Paulo, William, Cláudio e Neco; Wilson Piazza, Dirceu Lopes (Zé Carlos) e Tostão; Natal, Evaldo e Hilton Oliveira
Técnico: Aírton Moreira

1335 visitas - Fonte: Cruzeiro




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.