No último fim de semana, o Cruzeiro não só venceu o Figueirense fora de casa e deixou a zona de rebaixamento, como também alcançou uma marca inédita nesta edição do Campeonato Brasileiro: quatro jogos de invencibilidade. O feito coincide com a chegada do técnico Mano Menezes, que implementou algumas mudanças no clube, apontadas pelo site ?UOL Esporte.
O horário dos treinos foi um dos fatores modificados pelo atual treinador. Enquanto Paulo Bento iniciava as atividades às 8h, Mano passou a treinar a partir das 10h, além de reservar um dia da semana para treino em tempo integral e variar o restante da programação de acordo com os compromissos do time.
Além disso, Mano deu um novo estilo tático à equipe do Cruzeiro. Embora a formação seja semelhante à utilizada por Paulo Bento, com dois volantes, dois meias e dois atacantes, o comportamento em campo é diferente. O técnico gaúcho diminuiu a intensidade ofensiva para ter mais qualidade na hora de defender.
"A partir do momento que você cria e não faz, você abre espaço para que o adversário crie as jogadas. A primeira coisa que disse para os jogadores era para criar menos, diminuir para não se expor defensivamente. O Cruzeiro passou a dar menos campo para o adversário. Eu vejo futebol dessa forma e gosto que a equipe se comporte assim", explicou Mano.
Em busca dessa melhora defensiva, Mano promoveu a entrada de Manoel na zaga celeste. Jogador fundamental na conquista do bicampeonato brasileiro do clube, o jogador estava recuperado de uma cirurgia no joelho direito desde o início de julho, mas só voltou ao time após a chegada do atual treinador.