22/8/2016 14:17
Sem Fábio, Mano ratifica confiança em Lucas França, que já é destaque
Jovem goleiro teve grande atuação e papel decisivo em vitória de 2 a 1 sobre o Figueirense, concorrente direto na briga contra o Z-4, em Florianópolis
Lucas França mostra desenvoltura e tem participação decisiva em vitória no Sul (Foto: Eduardo Valente/Light Press)
"Confiança a gente ganha". A expressão é muito usada quando alguém tem uma oportunidade. Com Lucas França, ela tem valido muito bem. Primeiro, foi o escolhido pelo técnico Mano Menezes para assumir o gol do Cruzeiro quando Fábio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, desfalcou o time contra o Corinthians. A estreia como profissional do jovem goleiro, de 20 anos, foi num Pacaembu lotado, e contra um adversário que brigava pela liderança do Campeonato Brasileiro. Uma atuação boa ajudou a Raposa a sair da capital paulista com um empate em 1 a 1.
Na sequência, Fábio voltou ao gol, como era esperado. Mas o capitão cruzeirense machucou o joelho no primeiro tempo do jogo contra o Coritiba, no Independência, e deixou a partida quando a Raposa perdia, de virada, por 2 a 1. Mais uma chance para Lucas França, que entrou e ajudou o time a sair do Horto com outro empate.
No domingo passado, outra missão complicada. Já com a titularidade anunciada por Mano Menezes durante a semana, o jovem goleiro foi destaque na vitória de 2 a 1 sobre o Figueirense, concorrente direto na briga contra o rebaixamento, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Com grandes defesas , Lucas França só não saiu sem levar gol por causa de um vacilo na saída de bola, quando Henrique foi desarmado por Rafael Moura, e Ferrugem ficou livre para marcar.
Certo é que, aos poucos, a confiança no novo goleiro cruzeirense, vem aumentando. Tanto a do próprio jogador, que já mostrou maior desenvoltura dentro de campo em Santa Catarina, quanto do treinador, que garante que, enquanto Fábio estiver fora, a torcida pode ter certeza que o time está bem servido de jogadores para a posição.
- Desde o início disse que tinha confiança, assim como tenho confiança nos outros goleiros. Fiz questão de dizer essa semana que não ia pedir a contratação de um goleiro, para mostrar a confiança que tenho neles. E a torcida pode ficar tranquila que eles vão dar conta do recado durante essa pequena ausência que o Fábio vai ter no gol - disse o técnico Mano Menezes.
Sobre a personalidade mostrada por Lucas França, o comandante celeste destacou que os atletas que estão sendo formados atualmente já passam por um processo de amadurecimento.
- A impressão que se tem hoje é que os garotos já nascem grandes, não é? Não só pelo tamanho, mas pela maturidade também. O futebol ficou muito globalizado, as informações estão à disposição de todo mundo. Você assiste tudo, se tiver interesse. Isso te prepara. Quantos exemplos de superação, de maturidade, de oportunidade para jovens a Olimpíada mostrou? E eles aproveitaram. O Lucas também está aproveitando a dele.
O próximo desafio de Lucas França no gol será domingo que vem, quando o Cruzeiro recebe o Santa Cruz, às 11h (de Brasília), no Mineirão.
2040 visitas - Fonte: Globo Esporte