22/8/2016 08:11
Cruzeiro repete fórmula e alcança melhor sequência no Brasileirão 2016
Com duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos, Raposa respira e torce por derrota do Vitória, nesta segunda, para terminar rodada fora do Z-4 da competição
Ábila e Henrique marcaram para o Cruzeiro na vitória sobre o Figueirense (Foto: Eduardo Valente/Light Press)
Diante do Figueirense, em Florianópolis, o Cruzeiro somou pontos importantes na árdua luta para deixar de ser um dos quatro últimos colocados do Brasileiro. Para isso, o time celeste reencontrou um requisito básico, fundamental nas campanhas do bicampeonato do Brasileirão, em 2013 e 2014, e na primeira passagem de Mano Menezes pelo clube no ano passado: vencer como visitante.
Neste Brasileiro, a última vez que a Raposa teve êxito neste quesito foi há dois meses, na goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pela décima rodada da competição. No jogo seguinte, a Raposa mostrou força para bater o Palmeiras, líder do campeonato, no Mineirão. Até então esse havia sido o melhor momento do time mineiro na disputa. Mas a falta de vitórias fez a equipe cair para a incômoda zona de rebaixamento e provocar a saída de Paulo Bento do comando da Raposa.
Com Mano Menezes e o encaixe dos reforços, como Rafael Sobis e Ramón Ábila, o Cruzeiro reencontrou o bom caminho. O treinador estreou perdendo para o Santos, na Vila Belmiro. Em seguida, o time celeste começou a emplacar a sequência positiva. Derrotou o Inter, no Independência, empatou com o Corinthians, em São Paulo, ficou na igualdade com o Coritiba, em Belo Horizonte, e voltou a vencer fora de casa, nesse domingo, ao bater o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Aproveitamento de 66,66% nas últimas quatro rodadas, superior ao do atual líder ao longo do campeonato.
A fórmula empregada por Mano é a mesma do ano passado, quando o time alcançou a maior sequência invicta na competição. Em 2105, sob o comando do treinador, foram 13 jogos sem derrota, estabelecendo o recorde do clube no Campeonato Brasileiro.. Nas duas temporadas de 2013 e 2014, quando o time celeste conquistou o bicampeonato nacional, a Raposa do técnico Marcelo Oliveira ficou 12 partidas sem ser batida.
O triunfo deste domingo fora de casa deixou a Raposa no 16º lugar da tabela, momentaneamente fora do Z-4. Para não voltar a figurar entre os quatro últimos colocados, o Cruzeiro depende de uma derrota do Vitória diante do Corinthians, nesta segunda, em São Paulo, no jogo que fecha a 21ª rodada da disputa. O time baiano e o Cruzeiro têm 23 ganhos no campeonato, com a equipe mineira levando vantagem no número de vitórias.
No próximo domingo, o Cruzeiro tem a chance de ampliar essa série. A Raposa recebe o Santa Cruz, outro adversário direto na luta contra o rebaixamento, às 11h (de Brasília), no Mineirão. Será o reencontro do treinador com a torcida no Gigante da Pampulha, que estava sendo usado para a disputa dos Jogos Olímpicos. Dentro do Mineirão, lá se vão quase dois meses sem triunfar pelo Brasileiro. Mais um desafio para os cruzeirenses, que sonham com dias melhores na temporada.
1746 visitas - Fonte: Globo esporte