10/8/2016 08:21
Na luta contra o Z-4, Cruzeiro encara quatro decisões no início do returno
Coritiba, Figueirense, Santa Cruz, América-MG e Botafogo estão entre a 15ª e a 20ª colocação do Campeonato Brasileiro e são os cinco primeiros adversários do Cruzeiro
O Cruzeiro é o 18º colocado do Campeonato Brasileiro, após o término do primeiro turno. A campanha não foi nada boa, bem abaixo das tradições do clube e do que o time costumeiramente faz na competição. Em 19 jogos, foram cinco vitórias, quatro empates e 10 derrotas. Os cinco primeiros jogos do returno são fundamentais para o time definir o que quer no restante do Brasileirão. Coincidentemente, enfrenta os cinco times mais próximos de si na tabela. Desde o Coritiba, 15º colocado, adversário deste domingo, no Independência, até o lanterna América-MG, o time de Mano Menezes tem pela frente toda a parte de baixo da tabela.
O aproveitamento do Cruzeiro até o momento é de 33,33% dos pontos.
Caso consiga as cinco vitórias, atingirá 47,22%, índice superior ao do São Paulo, nono colocado hoje. Caso o Cruzeiro perca as cinco partidas, o aproveitamento fica na casa dos 26,38%, melhor apenas que o do América-MG atualmente.
Por isso, a importância de largar bem no segundo turno. O time ainda tem condições de sonhar com algo maior no Campeonato Brasileiro, mas o que está mais perto é o pesadelo do rebaixamento. O pior pode ser evitado se o desempenho nos cinco primeiros jogos for bom.
Confira abaixo a sequência do Cruzeiro no returno do Brasileirão:
14/08 - Independência, BH - Cruzeiro x Coritiba
21/08 - Orlando Scarpelli, Florianópolis - Figueirense x Cruzeiro
28/08 - Mineirão, BH - Cruzeiro x Santa Cruz
08/09 - Independência, BH - América-MG x Cruzeiro
11/09 - Mineirão, BH - Cruzeiro x Botafogo
Relembre os confrontos diretos no primeiro turno:
CORITIBA
A estreia do Cruzeiro no Brasileirão foi contra o Coritiba, no Couto Pereira. O técnico naquela partida foi o interino Geraldo Delamore, e a escalação cruzeirense foi: Fábio; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique, Élber (Bruno Ramires), Pisano (Ariel Cabral) e Allano (Douglas Coutinho); Willian. O time paranaense jogou melhor e mereceu a vitória por 1 a 0, gol de Kléber. O Cruzeiro terminou a partida com dois a menos, já que Lucas e Lucas Romero foram expulsos. Veja abaixo os melhores momentos daquele jogo.
FIGUEIRENSE
O jogo com o Figueirense, no Mineirão, marcou a estreia do português Paulo Bento no comando do Cruzeiro. O time catarinense começou melhor e abriu 2 a 0, com dois gols de Rafael Moura. O Cruzeiro reagiu e empatou, com gols de Élber e Douglas Coutinho. A reação quase se transforma em virada, mas o 2 a 2 ficou no placar até o final do jogo.
SANTA CRUZ
Um dos pontos baixos na temporada, a partida diante do Santa Cruz, no Recife, foi terrível para o Cruzeiro. O começo foi até razoável, com o time mineiro melhor em alguns momentos. O atacante Grafite, no entanto, desequilibrou e fez três gols, contribuindo em muito para a goleada por 4 a 1 do time pernambucano.
AMÉRICA-MG
O clássico com o América-MG, na quarta rodada, deixou claro que o Cruzeiro iria ter problemas no Campeonato Brasileiro. Teve mais posse de bola, dominou o jogo, mas saiu atrás no placar, com um gol de Victor Rangel, no primeiro tempo.Só conseguiu o empate aos 36 minutos do segundo tempo, com Arrascaeta, depois de muito tentar.
BOTAFOGO
A primeira vitória do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro saiu num jogo fora de casa. A partida foi disputada no Mané Garrincha, em Brasília, e o Cruzeiro dominou totalmente o primeiro tempo. Fez 1 a 0 com Élber e foi para o intervalo com a sensação que poderia estar vencendo por muito mais. No segundo tempo, o panorama do jogo se inverteu totalmente e o Botafogo tomou conta da partida. A vitória acabou sendo muito mais suada do que parecia pelo início do jogo.
Relembre como foi.
2685 visitas - Fonte: Globo esporte