logo

27/7/2016 17:07

Sorridente, Mano Menezes pede calma para tirar Cruzeiro de situação incômoda no Brasileiro

Técnico confia em evolução do elenco, mas diz que caminho será feito aos poucos

Sorridente, Mano Menezes pede calma para tirar Cruzeiro de situação incômoda no Brasileiro
Mano Menezes foi apresentado no Cruzeiro, na tarde desta quarta-feira, na Toca da Raposa II

O sorriso em cada resposta na entrevista coletiva deixou escancarado o contentamento de Mano Menezes por retornar ao Cruzeiro. De maneira bem-humorada, o treinador disse que ficou milionário para os próximos sete anos com a passagem pelo futebol chinês e, desta forma, está disposto a dar sequência ao projeto no clube celeste até o término de seu contrato, em dezembro de 2017. O plano em curto prazo de Mano é tirar a equipe da incômoda 19ª posição no Campeonato Brasileiro, atualmente com 15 pontos. Somente em caso de evolução que objetivos mais ambiciosos na temporada serão traçados.

“Durante os próximos sete anos estou satisfeito com os milhões que ganhei lá”, brincou Mano, a respeito do período de seis meses no comando do Shandong Luneng, da China. Sobre reação imediata, a resposta veio em tom cauteloso. “Primeiro é sair da situação em que estamos. Se conseguirmos, aí sim poderemos pensar em outras coisas. Não podemos acenar com coisas distantes, sendo que a situação de momento não mostra isso. Sou realista. E gosto de fazer as coisas passo a passo”, acrescentou.

Em 2015, Mano Menezes assumiu o comando do Cruzeiro em setembro e alcançou oito vitórias, seis empates e duas derrotas em 16 jogos. O aproveitamento de 62,5% fez o clube saltar da 15ª colocação para o oitavo lugar. Em 2016, o gaúcho entende que é possível repetir a ascensão tendo em mãos um elenco considerado por ele qualificado. Mano, aliás, evitou pedir reforços à diretoria e deixou claro que observará de maneira minuciosa o grupo atual.

“A situação é muito parecida com a do ano passado. Respondendo uma pergunta anterior feita para o Gilvan (sobre contratações), não vamos fazer nenhuma solicitação de imediato. Quero observar o que o time tem em mãos. O Cruzeiro precisa de pequenos ajustes de estratégia e com relação à parte defensiva. Em curto prazo poderemos colher resultados melhores. Em termos de criação, a produção é boa. Agora é passar tranquilidade aos jogadores”, afirmou. “Sou adepto à formação mais titular. Por isso, vamos tentar, o mais rápido possível, encontrar essa formação e estabelecer um critério para a titularidade. O coletivo é o mais importante. Depois, vamos ver a questão individual”, acrescentou.

O primeiro desafio de Mano Menezes em sua volta à Toca da Raposa II será contra o Santos, no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. O técnico disse que evitará mudanças drásticas na escalação, porém alterará o posicionamento da equipe. “Vou usar os três dias (de treino). Não farei grandes alterações num primeiro momento, porque seria muito arriscado. Vamos mudar posicionamento tático, conversar com jogadores sobre posicionamento, recuo das linhas, de acordo com o que é a realidade do futebol brasileiro. Esses pequenos ajustes são os passos a tomar para o primeiro jogo”

1713 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.