logo

15/7/2016 09:01

Mesmo língua, outro sotaque: técnicos portugueses "descobrem" o Brasil

Paulo Bento, Sérgio Vieira, Paulo Morgado e Luis Miguel exaltam escola lusitana: "Me considero um Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil", diz o último

Mesmo língua, outro sotaque: técnicos portugueses descobrem o Brasil
A língua é a mesma, mas o sotaque é bem diferente. Espalhados pelo mundo e em posições de destaque, os treinadores portugueses têm ganhado espaço também no Brasil.

Na Série A do Campeonato Brasileiro estão os mais conhecidos, Paulo Bento, recém-chegado ao Cruzeiro, e Sérgio Vieira, no América-MG. Mas há outros nomes, como Luis Miguel, por aqui há uma década. Hoje, ele comanda o Maranhão na Série D do Brasileiro

- A maior dificuldade era os jogadores entenderem o que eu queria falar. Não em termos de linguagem, mas a gente vinha de outra filosofia. Acredito no potencial do futebol dos clubes brasileiros, mas acho que ainda tem muito a desenvolver. E estou aqui para ajudar o Brasil.

Me considero um Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil - afirmou Luis Miguel.

Antes de chegar ao Maranhão, o técnico já tinha passado no Cordino, São José-MA e Imperatriz. No Brasil, Luis Miguel, de 44 anos, também acumula passagens pelo futebol amazonense e piauiense.
No caso de Sérgio Vieira, hoje treinador do América-MG, a chegada ao país é recente. A pedido de Milton Mendes, chegou ao Brasil para comandar o time sub-23 do Atlético-PR. Em parceria com o Guaratinguetá, o clube paranaense cedeu o treinador português à equipe do Vale do Paraíba. Depois, ele retornou ao Furacão, onde atuou como interino. Neste ano, após uma passagem pela Ferroviária, Sérgio Vieira chegou ao Coelho.

- Realmente os técnicos
portugueses têm tido um nível de competência grande, têm se espalhado por toda a Europa e todo o mundo. (No Brasil) há muita instabilidade dentro dos clubes, dentro da dinâmica de trabalho dos clubes. E isso não é benéfico, seja para o treinador, para os jogadores, para a diretoria e para a torcida

- avaliou Sérgio.
Outro nome em atividade no país vindo do Velho Continente é Paulo Morgado. Desde 2012 no Brasil, ele treinou vários clubes no Amazonas e estava no Icasa-CE, até ser demitido no início deste mês.

- Recebi esse convite, não me informei muito das condições do clube, acabei por me assustar quando cheguei a Manaus - citou o treinador ao relembrar a primeira experiência no futebol brasileiro.

1482 visitas - Fonte: sportv




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.