logo

9/7/2016 12:23

Ex-Cruzeiro e Seleção, massagista Tita busca volta aos velhos tempos em MG

Funcionário do time de Belo Horizonte por 14 anos, profissional volta a um dos clubes do início da carreira, no interior do estado, após 24 anos: "Estou vendendo meu peixe"

Ex-Cruzeiro e Seleção, massagista Tita busca volta aos velhos tempos em MG
O currículo do massagista Edmar Antônio da Silva, o Tita, não deixa a desejar. Com 11 times diferentes, teve seu ápice no Cruzeiro, onde ficou 14 anos na função e foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a Seleção Brasileira, em 2013.

Mas desde a saída da Raposa, Tita fundou uma escolinha de futebol em Belo Horizonte e se afastou do futebol profissional. Só que o futebol profissional, não se afastou dele.

Em 2015, foi contratado pelo Formiga e agora, em 2016, volta 24 anos depois a um dos clubes do início da carreira: a URT, do Interior de Minas Gerais. Pela projeção do time de Patos Minas – semifinalista do Mineiro e disputando a Série D

–, o massagista vitorioso busca
novamente seu lugar em clubes de elite aos 58 anos de idade.

– Eu volto em um bom momento. Acompanhei a URT no Mineiro. Como acompanho e vivo do futebol, torci para chegarem mais além. Foi uma campanha que nenhum torcedor da URT vai esquecer. Agora, tem um time jovem, com um treinador que promete muito. Tenho observado que os jogadores estão unidos. É até prematuro falar, mas o pensamento é chegar bem a frente. Então, já estou vendendo meu peixe, para continuar e fazer parte da comissão no ano que vem – disse.

Tentando se reerguer em times de ponta, Tita disse que sua saída do Cruzeiro, em 2014, foi por motivos pessoais. Cansado da rotina, se dedicou ao futebol de base e montou uma escolinha de futebol para revelar talentos. Nesse “período sabático”, o massagista explicou que as propostas não deixaram de chegar, mas preferiu escolher a oportunidade que oferecesse as melhores condições para esse retorno.

– Eu estive no Formiga na última temporada. Então, eu não me afastei no futebol, continuei no projeto de base, revelando jogadores. Tem pouca mudança na profissão de massagista. Muitos “perpetuam” no cargo. Eu estava aguardando a oportunidade de retornar, tive várias propostas e nada me agradou. Eu olho muito as condições para mim e para o trabalho. Aqui na URT me espantei com o crescimento, o departamento não me deixa faltar nada – contou.

Tita aprendeu o ofício quando parou de jogar bola no Venda Nova e usa sua trajetória de vida para motivar os jogadores. De família humilde, com muitos irmãos, disse que passou dificuldade, chegando a ir para a rua com 10 anos de idade. Para ele, o único diploma até o momento é o de cidadão, mas pretende concluir a faculdade de fisioterapia, que está trancada. Inspiração e lição que o massagista traz para o jovem elenco da URT na Série D do Brasileiro.

– Eu guardo, sinceramente, é que todo dia é um aprendizado e o que eu aprendo, eu procuro passar para os jogadores mais novos, porque sou membro da comissão técnica. Digo para eles fazerem o pé de meia, estudar, ajudar os pais. Eu fui trabalhar no Cruzeiro e tinha a quinta série. Então, observei muito os profissionais de lá e fui subindo degrau a degrau, inclusive terminei o ensino médio no Cruzeiro – comentou.

LEMBRANÇAS

Grato ao Cruzeiro, Tita deixou o clube em 2014 sem dar notícias, mas afirmou que foi por motivos pessoais. Pelo time de Belo Horizonte, o massagista chegou trabalhar com Felipão em 2000. Treze anos mais tarde, o mesmo Felipão, no comando da Seleção, convocou Tita para quatro amistosos internacionais em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Experiências e lembranças que Tita leva para a vida toda.

– Agradeço muito ao Cruzeiro pelo o que fizeram por mim, fiquei 14 anos lá, consegui chegar à Seleção. Conheci 24 países e sou considerado ídolo pelos torcedores e estou satisfeito. Com relação à Seleção, para mim foi surpresa, porque o sonho de todos os profissionais é chegar lá. Em 2013, o Cruzeiro se destacou muito na temporada. Aí, em um dos jogos, o Felipão lembrou do meu nome para compor a comissão técnica nos amistosos de Seul, Pequim, Toronto e Miami – agradeceu.

4365 visitas - Fonte: Globo esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.