logo

12/6/2016 14:47

Em fase crítica, Atlético e Cruzeiro usam clássico no Horto para tentar embalar no Brasileiro

Galo busca aproximação do G4; Raposa tenta sair da zona de rebaixamento

Em fase crítica, Atlético e Cruzeiro usam clássico no Horto para tentar embalar no Brasileiro
Paulo Bento conduz Cruzeiro em busca de vitória no clássico; Marcelo Oliveira deve apostar em Fred

Atlético e Cruzeiro prometem jogo intensamente disputado, com previsão de grande público, principalmente pela estreia de Fred no ataque alvinegro. O atacante se apresentou ontem cedo ao técnico Marcelo Oliveira, participou do treino e está pronto para entrar em campo. Terá do outro lado um antigo companheiro dos tempos de Cruzeiro: o goleiro Fábio, em seu 50º clássico.

Mas poucas vezes os arquirrivais mineiros entraram em campo em situações tão ruins simultaneamente no Brasileiro. Enquanto o Galo patina na segunda parte da tabela de classificação, a Raposa amarga a zona de rebaixamento, o que em nada condiz com a tradição dos times e ainda menos com os últimos anos, quando brigaram pelos primeiros lugares, além de terem decidido a Copa do Brasil de 2014.

Em 2011, os tradicionais rivais sofreram bastante no Nacional, mas, ao se encontrarem, pelo menos um dele respirava sem a ajuda de aparelhos, ainda que tenham decepcionado suas torcidas. Foi o caso do duelo pela 19º rodada, em que os celestes venceram por 2 a 1 e fecharam o primeiro turno na sétima posição, enquanto o adversário amargava a vice-lanterna. Já no jogo da última rodada da competição, o histórico 6 a 1 sobre o Atlético, que se salvara da queda na penúltima rodada, livrou também o Cruzeiro do desastre.

Com tantos ingredientes e desafios, a expectativa é de página virada a partir do duelo desta tarde. No Galo, o pensamento é comum: uma vitória poderá significar a retomada na briga pelo título. “Estamos com foco total no jogo. É uma partida de tradição. É uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Nossa situação é peculiar, pois temos de pontuar, subir na classificação. Tenho comigo que há um detalhe importante a nosso favor: o mando de campo, que poderá ser um diferencial, e uma vitória com certeza mudará nossa história na competição”, projeta Marcelo Oliveira.

Para o treinador, o primeiro confronto com o ex-time não tem caráter especial. “O técnico já tem uma pressão natural em todos os jogos. Num clássico não é diferente. Mas jogar em casa, sim. Temos de saber usar esse detalhe. Vamos ter a torcida jogando com a gente.”

No lado celeste, a motivação não se prende apenas ao duelo, mas também ao objetivo de superar a situação ruim. “Todo mundo sabe que clássico é diferente de um jogo normal. Ainda mais que estamos precisando ganhar uma partida, ter uma sequência, subir na tabela”, afirma De Arrascaeta, que promete novidades. “As coisas que a gente vem fazendo não têm dado certo. Vamos procurar fazer diferente para sair com a vitória.”

O técnico Paulo Bento, porém, evita supervalorizar o confronto entre tradicionais rivais. Para ele, a partida é importante pelos três pontos, tão necessários para que o time deixe a zona de rebaixamento. “Reconheço que o clássico possa ter impacto diferente para a torcida, mas, para jogar, pelo lado estratégico, é um jogo como outro qualquer. Nos clássicos, podemos alcançar seis pontos, e não se é campeão com seis pontos. Em 2013 e 2014, o Cruzeiro foi campeão brasileiro, mas, por outro lado, quase não venceu os clássicos. Então, depende de como as pessoas encaram as coisas, o que elas consideram mais importantes.”

ROBINHO VETADO Tanto um quanto o outro vão a campo desfalcados, principalmente o Atlético, mais uma vez sem Douglas Santos, Erazo e Cazares, que estão na Copa América Centenário, além de Dátolo, Lucas Pratto e Luan, contundidos. Já o Cruzeiro teve ontem vetado o armador Robinho (edema na coxa direita) e segue sem os zagueiros Manoel e Dedé, o volante Marciel, o armador Marcos Vinícius e o atacante Judivan, todos em tratamento de contusões.

1059 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.