logo

12/6/2016 11:33

Vingança atleticana por Toninho Cerezo pode acontecer mais de duas décadas depois

Vingança atleticana por Toninho Cerezo pode acontecer mais de duas décadas depois
Arquivo Hoje em Dia

No ano de 1994, o Atlético resolveu investir alto na formação de um time cheio de estrelas, como Renato Gaúcho, Neto, Gaúcho, Luiz Carlos Winck e Adilson, entre outros, que ficou conhecido como SeleGalo. Naquela época, a cereja do bolo pretendida pela diretoria alvinegra era o volante Toninho Cerezo, revelado no clube e um dos maiores ídolos da história. Mas numa disputa com o rival Cruzeiro, acabou perdendo o jogador, que foi para a Toca da Raposa.

No programa "Bola da Vez", da "ESPN Brasil", Toninho Cerezo disse que causou insatisfação no Atlético o fato de ele, antes de acertar com qualquer um dos lados, ter ido jantar com pessoas ligadas ao Cruzeiro. O fato fez a diretoria atleticana esfriar as investidas, imaginando que ele já estava apalavrado com o rival.

"Eu iria para o Galo. Estava tudo certo. Aí um amigo de família, que é cruzeirense, chamado Emílio Brandi, sobrinho do Felício (histórico ex-presidente da Raposa), me chamou para conversar. Porque quando eu estava no Galo e tinha o clássico, a minha mulher, Rosa, ficava lá na casa do seu Felício Brandi. Marcamos num local público para não ter problema. Fomos no restaurante, eles fizeram a proposta. Mas eu disse que iria assinar com o Galo hoje à noite, não tem como eu assinar com eles", disse Toninho, à ESPN Brasil, complementando com o desfecho inesperado da história:

"Quem chega no restaurante? O presidente do Atlético. Ele chega e senta numa cadeira próxima e fica olhando para gente. Notei que ele fez isso como um afronto. Mas continuei conversando. Falei o que tinha que falar, levantei e nem cumprimentei ele. Passei e fui embora. Chegou à noite ele me acusou de estar acertando com o pessoal do Cruzeiro, que isso é uma atitude incorreta minha. Eu falei 'tá bom, não querem? eu vou embora'. Tanto que eu não assinei com o Cruzeiro logo depois disso. Passou um tempo, eu comecei a ficar p..., achei que tinha sido uma grande sacanagem. Eu não discuti contrato, nada, não estava preocupado com dinheiro. Queria acertar com o Atlético, minha vontade era encerrar a carreira no Atlético", concluiu.

A estreia de Toninho Cerezo com a camisa do Cruzeiro aconteceu em 6 de março de 1994, no clássico contra o Atlético, pelo Campeonato Mineiro. O Mineirão recebeu mais de 70 mil pessoas naquela tarde chuvosa de final de verão e o ídolo atleticana vestido de azul era a maior atração.

Mas quem roubou a cena naquela tarde, embora Toninho Cerezo tenha feito uma grande partida, foi o jovem atacante Ronaldo, então com 17 anos, que tinha subido para o time principal do Cruzeiro no ano anterior. Com grande atuação, ele marcou os três gols na vitória cruzeirense por 3 a 1. Além disso, o clássico ficou marcado por uma sequência de dribles que o Fenômeno deu no zagueiro uruguaio Kanapkis, uma das estrelas contratadas para a formação da SeleGalo.

"Sabe como foi a minha estreia? Contra o Atlético. Teve o clássico e os volantes (do Cruzeiro) todos machucaram. Então, eu estava me preparando para entrar e os caras pediram para eu ir jogar. Eu entrei. E com o Ronaldo lá na frente, ele era uma coisa assim, voava, só via a fumaça. O que eu tinha de bom? O meu lançamento. Então era uma teta. Falei para ele: 'traz o zagueiro, pede a bola na frente e eu vou lançar nas costas, porque fiz isso com o Reinaldo'. Não deu outra. Ganhamos o clássico, campeão mineiro e o pessoal do Atlético queria me matar", lembra Cerezo.

Agora a história se repete. Pretendido por Atlético e Cruzeiro, onde jogou entre 2004 e 2005, mas o suficiente para se tornar ídolo da torcida, que não cansava de pedir a sua volta nos jogos contra o Fluminense, Fred optou pela Cidade do Galo. E estreia com a camisa alvinegra neste domingo (12), justamente contra o maior rival atleticano.

Os alvinegros, que serão maioria no Independência, vão ao estádio torcendo para que a história de Toninho Cerezo seja repetida por Fred, com estreia diante do rival onde foi ídolo e com vitória. Os cruzeirenses, que têm direito a pouco mais de 1.800 ingressos, aguardam diminuir a frustração pela "perda" do matador com os três pontos.

A ESTREIA DE CEREZO

CRUZEIRO 3

Dida; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luzinho e Nonato; Douglas, Toninho Cerezo e Luiz Fernando (Rogério Lage); Cleison, Ronaldo e Roberto Gaúcho. Técnico: Ênio Andrade

ATLÉTICO 1
Humberto; Luiz Carlos Winck, Kanapkis, Adilson e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Valdir e Neto; Renato Gaúcho, Reinaldo (Gaúcho) e Darci (Éder). Técnico: Valdir Espinosa

DATA: 6 de março de 1994
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: Campeonato Mineiro
GOLS; Ronaldo, a 1 e 6, Paulo Roberto Prestes, aos 16, e Ronaldo, aos 39 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Márcio Rezende de Freitas, auxiliado por José Eugênio e Marco Antônio Martins
CARTÕES VERMELHOS; Cleison (Cruzeiro); Éder e Gaúcho (Atlético)
PÚBLICO: 68.801 pagantes
RENDA: CR$ 311.846.500,00

4467 visitas - Fonte: Hoje em Dia




Não tenho Fred como idolo fes gols mais nao ganho titulos inportante .tem alex .everto ribero .gullar .sorin .esses sim eu dolatro

esse Fred e mercenários mas mesmo assim se o cruzero jogar certo vai ganhar o jogo.mas precisamos de mais jogadores experientes. Dr Gilvan poi a mão no polso.como vc quer um time competente tem que contratar.

meu pau duro tanbem na area faz gols igual a esse cone chamado fred

Não tem nada a ver uma situação com a outra. Vá se informar. O Cruzeiro não pretendia contratar o Fred. A maioria da torcida não o queria no clube. Fred é um grande mercenário e indisciplinado. Já foi tarde. Vai beijar mais um escudo do clube que o está garantindo com avalista, inclusive. procura assunto mais interessante para postar.

vai toma no cu se fosse Alex tu bem mais esse cone

meu piru pra esse app, vão se fuder.

essa desgraça desse aplicativo é das frangas

DESBLOQUEAMOS CANAIS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA

WHATSAPP 11946268875

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.