O Maior de Minas fez sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2016 na noite deste sábado, fora de casa, e foi superado pelo Coritiba, por 1 a 0. Atuando no estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR, o Cruzeiro teve duas expulsões, enquanto os donos da casa chegaram ao triunfo com um gol do atacante Kléber, aos 25 minutos da etapa complementar.
Um dos destaques do Cruzeiro em solo paranaense foi o goleiro e capitão Fábio, que praticou, no mínimo, três grandes defesas. Já as baixas ficaram por conta do lateral-direito Lucas e do volante Lucas Romero, que foram expulsos no segundo tempo e desfalcarão o time no certame nacional.
Agora, o elenco celeste retorna para Belo Horizonte no domingo e terá uma semana inteira de treinos na Toca II até o dia do seu próximo compromisso pelo Brasileirão. Na segunda rodada, a Raposa enfrentará o Figueirense, sábado, às 21h, no Mineirão.
O jogo
Apesar da baixa temperatura que os termômetros de Curitiba marcavam - cerca de 15 °C às 21h-, o início da partida foi agitado e esquentou o clima de inverno que pairava na capital paranaense. Logo aos sete minutos, Kléber, ex-atacante do Cruzeiro, deu boa assistência para Dodô, que finalizou na entrada da área para excelente defesa de Fábio.
A resposta do tetracampeão brasileiro veio três minutos mais tarde. Após rápida troca de passes, Matías Pisano avançou pela ponta esquerda e encontrou Élber. O meio-campista estrelado apenas posicionou o corpo e concluiu de primeira, em chute que saiu à direita da meta de Wilson.
Na sequência do primeiro tempo, o ritmo do duelo desacelerou. O Maior de Minas chegou com perigo por algumas vezes, mas pecava no último passe, que em várias ocasiões encontrava os atletas cinco estrelas na posição de impedimento. A primeira intervenção do arqueiro curitibano aconteceu somente aos 33 minutos, em arremate de Willian.
2º tempo
Para a volta do intervalo, Geraldo Delamore sacou Allano do time e colocou Douglas Coutinho em seu lugar. Apesar da substituição ofensiva do Clube Azul, foi o Coritiba que chegou com perigo pela primeira vez na etapa complementar. Aos dois minutos, Ruy cobrou falta para a área e Juninho cabeceou no canto. O gol só não saiu graças a outra espetacular defesa do capitão cruzeirense, que se esticou todo e espalmou para o lado.
Apesar do susto, esquadra estrelada não se intimidou e deu o contragolpe logo depois, na marca dos três minutos. O ataque cruzeirense teve início com Douglas Coutinho, que recebeu lançamento e escorou de cabeça para Élber. O meia-atacante arriscou de primeira e a bola passou próxima à trave dos paranaenses.
Aos 21 minutos, o lateral-direito Lucas cometeu falta, levou seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança dessa infração, Alan Santos subiu mais que a defensiva e deu um leve toque, que interferiu na trajetória da bola, obrigando Fábio a trabalhar mais uma vez na partida.
Com um a mais em campo, o Coritiba pressionou e conseguiu balançar a rede. Aos 25 minutos, Vinicius executou belo lance individual, chegou à linha de fundo e tocou para Kléber. O avante adversário finalizou colocado, no canto esquerdo, sem chances para o capitão da Raposa. Coritiba 1 x 0.
Em desvantagem no placar e no número de atletas, o Maior de Minas viu sua situação complicar ainda mais aos 27 minutos, quando Lucas Romero também foi expulso depois de fazer falta em Gonzáles.
Aos 43 minutos, em cobrança de falta feita por Alan Santos, Fábio brilhou mais uma vez. Já nos acréscimos, os donos da casa chegaram em mais duas ocasiões, com Thiago Lopes e Ortega.
CORITIBA 1 X 0 CRUZEIRO
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14/05/2016 (sábado)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima – (Asp. Fifa/RS)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa/RS)
Gol: Kléber, aos 25 minutos do 2º tempo
Coritiba: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Ruy (Leandro) e César Gonzáles (Thiago Lopes); Vinícius (Ortega) e Kléber
Técnico: Gilson Kleina
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique, Élber (Bruno Ramires), Pisano (Ariel Cabral) e Allano (Douglas Coutinho); Willian
Técnico: Geraldo Delamore
Cartões amarelos: Kléber (Coritiba); Henrique, Lucas e Léo (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Lucas e Lucas Romero (Cruzeiro)