13/5/2016 08:39
Cruzeiro sai da mesmice com Bento, mas derrapa no seu próprio discurso
Após 17 dias sem uma pessoa ocupando o cargo, o Cruzeiro tem um novo treinador. Paulo Bento foi a opção encontrada para ocupar a vaga deixada por Deivid. A contratação do português, que não era nem uma das três primeiras opções da diretoria não trabalha há pouco mais de um ano e meio, é uma aposta da diretoria celeste e foge do círculo vicioso da dança das cadeiras de técnicos que ocorre no Brasil e que vicia os clubes brasileiros, mas que vai de encontro com o discurso inicial adotado pelos diretores após a demissão do antecessor de Bento.
Um profissional estudioso. Uma das qualidades de Paulo Bento foi logo comprovada pelos dirigentes do Cruzeiro no primeiro contato cara a cara com o treinador português. Há cerca de duas semanas, quando o nome do estrangeiro passou a ser tratado nos bastidores da Toca da Raposa, do outro lado do oceano, Bento começou a analisar o time celeste. Desde segunda-feira em Lisboa, Bruno Vicintin, vice-presidente do Cruzeiro, e Thiago Scuro, diretor de futebol do clube mineiro, tiveram dois dias de conversas com Paulo Bento e seus representantes. Os encontros serviram para conhecer o profissional, de perfil forte e disciplinador, antes de fechar o acordo, selado após longa reunião que entrou pela madrugada de quinta-feira, pelo horário de Portugal. Ao destrinchar o elenco da Raposa, os dois dirigentes se impressionaram com o português, de 46 anos, que assinou com o Cruzeiro até o fim de 2017, quando termina o mandato do presidente Gilvan de Pinho Tavares.
Desde quando deixou o comando da seleção portuguesa, no início das Eliminatórias da Eurocopa, em setembro de 2014, Bento está sem clube. No fim do ano passado, após a saída de Mano Menezes da Toca da Raposa, o treinador foi cogitado para assumir o Cruzeiro. A opção pela efetivação de Deivid só adiou o acerto entre as partes. As conversas foram retomadas três dias depois da demissão do ex-auxiliar, que caiu com a eliminação do time na semifinal do Campeonato Mineiro.
Enquanto a diretoria tentava fechar com um treinador brasileiro, Bento aproveitou para observar o Cruzeiro. Com a ajuda de vídeos e muita pesquisa, ele detalhou o elenco. Além de dominar o idioma, o português vai chegar sabendo quais são as peças e carências do time. O fato de conhecer o mercado europeu será outro facilitador, já que o Cruzeiro precisa de reforços e está de olho na reabertura da janela de transferência, programada para a segunda quinzena de junho.
1638 visitas - Fonte: Globo esporte