8/5/2016 11:08
OFF: FELIZ ANIVERSÁRIO!
Cem anos de João Havelange
JOÃO HAVELANGE
Créditos: CBF
Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange foi muito mais do que um dos dirigentes considerados dos maiores do século. Este carioca, filho de belga, nascido no dia 8 de maio de 1916, foi um apaixonado pelo esporte desde a infância. Não apenas como aficionado, mas também como praticante de várias modalidades, sempre com destaque. Um verdadeiro atleta do seu tempo.
Os esportes olímpicos eram motivo de orgulho. Na natação, competiu com as cores verde e amarela nas Olimpíadas de Berlim, em 1936. Grande jogador de pólo-aquático, disputou os Jogos Pan-Americanos de 1952. Em 1956, já dando mostras de sua imensa capacidade de liderança, foi o comandante da delegação brasileira no Pan-Americano em Melbourne.
O futebol não poderia ficar de fora da vida de João Havelange. Campeão juvenil em 1931 pelo Fluminense, o clube do coração, ele brilhou mais fora das quatro linhas. Eleito presidente da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1956, promoveu uma verdadeira jornada de modernização no Brasil. Líder e administrador nato, João Havelange deu formato de organização ao futebol brasileiro, à época reconhecido apenas por seu progresso dentro dos gramados. Faltava-nos o mínimo de estrutura para um melhor desempenho, principalmente da Seleção Brasileira, marcada pelas adversidades nas Copas do Mundo de 1950 e 1954.
O dirigente procedeu então a um trabalho de profunda mudança. Na administração João Havelange, a Seleção Brasileira alcançou o topo do mundo, com a conquista do tricampeonato mundial: 1958/1962/1970. Algo que nos transformou no 'País do Futebol', temido e admirado por todas as seleções do mundo. O outrora desacreditado futebol brasileiro passou a ter o devido respeito dos milhões de torcedores apaixonados pelo esporte mais popular do planeta.
Com a carreira de dirigente nacional tão bem-sucedida, o caminho para voos mais altos se desenhou de maneira natural. Eleito em 1974 à presidência da FIFA, repetiu na entidade máxima o que fizera com êxito no futebol brasileiro. Com um trabalho diuturno, deu voltas ao mundo dialogando com os presidentes das centenas de confederações de futebol em todos os continentes.
A Copa do Mundo, por exemplo, até então um evento importante, passou a ter uma dimensão gigantesca. O campeonato, engrandecido, passou a despertar a emoção de milhões de torcedores em todos os cantos do mundo, com a repercussão advinda da intensa participação de todos os continentes e impulsionada pelas transmissões de jogos pela televisão.
Ele saiu de cena da FIFA como o maior presidente da história da entidade – reconhecimento chancelado pelo título de presidente de honra.
Como apaixonado também pelas modalidades olímpicas, onde deu os primeiros passos na sua história de amor pelo esporte, João Havelange foi um dos poucos brasileiros eleitos como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), função que honrou em 40 anos ininterruptos de atividade.
Neste 8 de maio de 2016, dia dos 100 anos deste grande desportista, a Confederação Brasileira de Futebol, através do presidente Marco Polo Del Nero, diretores e funcionários presta a justa homenagem a este ilustre brasileiro e cidadão do mundo.
Parabéns, presidente João Havelange.
1116 visitas - Fonte: CBF