Fotos: Washington Alves/Light Press
Cruzeiro e Mineirão sempre proporcionaram momentos marcantes para a torcida celeste e, na noite desta quinta-feira, a história desses dois gigantes ganhará mais um capítulo importante. Às 21h30, quando entrar em campo para enfrentar o Campinense, pela primeira fase da Copa do Brasil, o Time do Povo disputará sua 100ª partida no estádio desde a sua reabertura, que aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2013.
Os números da Raposa no “novo Mineirão”, assim chamado após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, são extremamente positivos e constatam um aproveitamento de 75,1%. Nos 99 compromissos disputados até a data atual, o Clube Azul obteve 68 vitórias, 19 empates e sofreu apenas 12 derrotas.
Na soma de todos esses duelos, a equipe celeste marcou 202 gols e teve sua meta vazada em somente 74 oportunidades, o que resulta em um saldo positivo de 128 gols. Os atletas que mais balançaram as redes com o manto cinco estrelas no Gigante da Pampulha, nesse período, foram Ricardo Goulart e Willian – ambos anotaram 22 tentos.
Além dos triunfos, dos golaços e dos inúmeros espetáculos proporcionados pela nação azul, o maior palco do futebol mineiro ainda recebeu, em 2013 e 2014, a conquista do Bicampeonato Brasileiro, êxitos que reafirmaram a força da esquadra estrelada no estádio.
Dados do Cruzeiro no Mineirão desde a reabertura do estádio, em 03/02/2013:
Jogos – 99
Vitórias – 68
Empates – 19
Derrotas – 12
Gols marcados – 202
Gols sofridos – 74
Saldo de gols – 128
Aproveitamento – 75,1%
Artilharia do Cruzeiro no novo Mineirão:
22 gols – Ricardo Goulart e Willian
17 gols – Dagoberto
12 gols – Borges, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno
9 gols – Vinícius Araújo
8 gols – Alisson, Leandro Damião e Léo
7 gols – Bruno Rodrigo e Júlio Baptista
6 gols – De Arrascaeta
4 gols – Dedé, Elber, Marquinhos e Nilton
3 gols – Egídio, Lucas Silva e Rafael Silva
2 gols – Charles, Diego Souza, Marcos Vinícius e Henrique
1 gol – Anselmo Ramon, Ariel Cabral, Ceará, Douglas Coutinho, Joel, Luan, Lucas Romero, Lucca, Manoel, Marinho, Mayke, Samudio, Sánchez Miño e Willians
5 gols contra – Marcos Rocha (Atlético-MG), Durval (Sport), Fábio Fidélis e Gabriel (Villa Nova) e Alemão (Vitória)
