Diretoria confirmou nova medida nesta quinta-feira (Cruzeiro/Divulgação)
Nesta quinta-feira, o Cruzeiro confirmou que, depois de dez anos, o departamento médico cruzeirense voltará a ser responsável pelos procedimentos cirúrgicos que os atletas celestes possam vir a serem submetidos.
Em entrevista coletiva, o diretor de futebol, Thiago Scuro, explicou a nova conduta e ressaltou que a medida tem como intuito proteger os próprios atletas e o clube. Vale destacar que, desde 2006, a política adotada pelo Cruzeiro era de encaminhar todos os jogadores que precisassem de cirurgia para médicos de fora, tendo em vista as várias críticas feitas pelos atletas ao DM cruzeirense na época.
“Desde 2006, médico do Cruzeiro não opera atleta do clube. Anteriormente, tinham condutas que começamos a discutir e buscar melhores práticas para gerenciar esse departamento. Desde o final do ano, definimos que, a partir de 2016, qualquer procedimento cirúrgico passaria a ser do Cruzeiro. Não existe mais participação do agente, nem o interesse do atleta acima do parecer do clube. Não é resposta a nada do passado, é só para trazer melhores práticas de gestão no sentido de proteger clube e atletas”, destacou Scuro.
“São procedimentos de gestão. É muito mais complexo quando o atleta faz cirurgia com outro médico e tem pós-operatório no Cruzeiro. O atleta tem de se deslocar para outras cidades, fica mais difícil para gestão e departamento médico administrarem esse fluxo de informações. Agora, para fazer todo pós-operatório, eles (médico do Cruzeiro) têm total controle do que foi feito. Não é resposta a nada que aconteceu. É só uma maneira mais coerente e profissional”, completou.
Manoel é operado – Dentro da nova conduta adotada pelo clube, o primeiro atleta do elenco a ser submetido a uma cirurgia conduzida pelo departamento médico celeste foi o zagueiro Manoel. Responsável pelo procedimento e também presente na entrevista coletiva desta quinta-feira, o médico Sérgio Freire Júnior se mostrou otimista quanto à recuperação do defensor, acreditando que o jogador possa estar recuperado da operação no joelho direito antes do esperado.
Zagueiro pode retornar aos campos antes do esperado (Washington Alves/Light Press)
“A cirurgia foi feita hoje cedo, conseguimos esquematizar tudo certo, o procedimento foi bem satisfatório, fiquei muito feliz. Foi uma indicação correta em termos de operar, ele vai se recuperar bem. A cirurgia demorou uma hora, pode ser que tenha alta hoje (quinta-feira) mesmo. Vai fazer o período de recuperação bem feito, e poderá voltar até mais breve do que a gente esperava”, colocou.
Perguntado sobre a nova política do clube, no que se refere às cirurgias, o médico cruzeirense afirmou que o assunto já vinha sendo discutido há tempo com a diretoria, mas salientou que os jogadores ainda poderão ser operados por médicos de fora, dependendo da lesão sofrida pelo atleta.
“Isso não foi uma surpresa. Já discutíamos isso há bastante tempo. Diante de qualquer indicação cirúrgica, nunca vamos buscar o que não seja o melhor. É uma decisão acertada. Não que vamos operar todos os atletas, temos humildade de reconhecer que não sabemos tudo. Sempre vamos buscar o melhor para o atleta. Coincidentemente, a lesão do Manoel foi no joelho, nossa especialidade. De forma tranquila, temos discutido a respeito para tomar essa decisão”, salientou.