7/4/2016 13:06
Depois de 10 anos, diretoria decide que médicos do Cruzeiro voltam a operar jogadores do clube
Zagueiro Manoel foi o primeiro atleta a ser incluído em novo procedimento
Em entrevista coletiva, Thiago Scuro revelou que os médicos do clube passam a operar os jogadores
Depois de 10 anos, os médicos do Cruzeiro voltam a ser responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos que envolvem os atletas do clube. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o diretor de futebol Thiago Scuro justificou a nova medida adotada pela cúpula celeste.
“Desde 2006, médicos do Cruzeiro não operam atletas do clube. Anteriormente, havia essa conduta, que começamos a discutir e buscar melhores práticas para gerenciar esse departamento. Temos o doutor Daniel Baumfeld como supervisor e o doutor José Cesário da Silva Almada Lima como superintendente desse departamento. Desde o final do ano passado, definimos que, a partir de 2016, qualquer procedimento cirúrgico passa a ser do Cruzeiro. Não existe mais participação do agente ou o interesse do atleta acima do parecer do clube”, explicou o dirigente.
Em 2006, a diretoria do Cruzeiro determinou que os jogadores que necessitassem de cirurgia fossem encaminhados a médicos de fora do clube. Esse procedimento foi adotado após reclamações de atletas quanto à demora para recuperações.
Nesta quinta-feira, Thiago Scuro alegou que a nova medida não tem relação com problemas anteriores. “Não é resposta a nada do passado, é só trazer melhores práticas de gestão no sentido de proteger clube e atletas”, disse. “São procedimentos de gestão. É muito mais complexo quando o atleta faz cirurgia com outro médico e tem pós-operatório no Cruzeiro. O atleta tem de se deslocar a outras cidades, fica mais difícil para gestão e departamento médico administrarem esse fluxo de informações. Agora, para fazer todo pós-operatório, eles (médico do Cruzeiro) têm total controle do que foi feito. Não é reposta a nada que aconteceu. É só uma maneira mais coerente e profissional”, acrescentou.
Agora, mesmo que os atletas queiram ser operados por médicos de fora do clube, essa decisão tem de receber aval da diretoria. “Isso não impede que a junta médica do clube decida que o Cruzeiro precisa buscar médico de fora. O padrão é que a decisão é do Cruzeiro, já que é empregador, responsável pelo atleta em todos os sentidos”, ressaltou Thiago Scuro.
Manoel é submetido a cirurgia
O primeiro jogador a se enquadrar ao novo procedimento do departamento médico do Cruzeiro foi o zagueiro Manoel. Na manhã desta quinta-feira, ele foi operado por Sérgio Freire Júnior para a correção de uma lesão na cartilagem do joelho direito. O defensor não retornará a tempo da reta final do Campeonato Mineiro.
Médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior comentou sobre a decisão tomada pela diretoria quanto a cirurgias de jogadores. “Isso não foi uma surpresa. Já discutíamos isso há bastante tempo. Da minha parte, estou muito tranquilo, porque eu e o Cruzeiro buscamos o melhor para os atletas”, observou.
Sérgio Freire Júnior ressaltou que outros jogadores ainda podem ser operados por médicos de fora do clube. “Diante de qualquer indicação cirúrgica, nunca vamos buscar o que não seja o melhor. Diante disso, de tudo que temos conversado, é uma decisão muito acertada. Não que vamos operar todos os atletas, temos humildade de reconhecer que não sabemos tudo. Sempre vamos buscar o melhor para o atleta. Coincidentemente, o caso do Manoel foi uma lesão de joelho, nossa especialidade. De forma tranquila, temos discutido a respeito para tomar essa decisão”, complementou.
2694 visitas - Fonte: Cruzeiro