logo

7/4/2016 12:08

Operado, Manoel pode voltar aos treinos mais rápido que o esperado

Procedimento foi realizado pelos médicos do Cruzeiro - o que não acontecia desde 2006. Zagueiro deve ter alta ainda nesta quinta-feira

Operado, Manoel pode voltar aos treinos mais rápido que o esperado
Thiago Scuro, diretor de futebol do Cruzeiro, e Sérgio Freire Júnior, médico do clube (Foto: Marco Antônio Astoni)

A cirurgia no joelho direito do zagueiro Manoel, realizada na manhã desta quinta-feira, em Belo Horizonte, foi bem sucedida. O procedimento foi realizado pelo médico Sérgio Freire Júnior e durou cerca de 60 minutos. O clube não informa o tempo de recuperação do atleta nem faz previsão de volta aos gramados, mas a posição é otimista.

- A cirurgia foi feita hoje (quinta-feira) cedo, conseguimos esquematizar tudo certo. O procedimento foi bem satisfatório, fiquei muito feliz. Foi uma indicação correta em termos de operar, vai se recuperar bem. A cirurgia demorou uma hora, pode ser que tenha alta hoje mesmo. Vai fazer o período de recuperação, bem feito, poderá voltar até mais breve do que a gente esperava - comentou o médico.

O caso de Manoel é menos grave que o do zagueiro Léo, que também operou o joelho, em setembro do ano passado, mas só voltou aos gramados em março de 2016. Sérgio Freire Júnior explica a diferença dos casos.

- É semelhante porque tem a palavra cartilagem associada, mas a lesão do Léo foi muito mais complexa que a do Manoel. Os cuidados pós operatório e o prazo, do Manoel, ocorrendo tudo bem, não será tão extenso como foi do Léo. Mas a lesão não é tão grave como a do Léo.
Mudanças
Desde 2006, o departamento médico do Cruzeiro não fazia as cirurgias dos atletas, que procuravam outros médicos para o procedimento. O quadro mudou, e todos os jogadores que tiverem que ser operados o farão com os profissionais do clube. Segundo o diretor de futebol, Thiago Scuro, a decisão não tem nenhuma relação com casos anteriores. Foi meramente administrativa.

- É bom esclarecer o procedimento que Cruzeiro vem adotando. Desde 2006 médico do Cruzeiro não opera atleta do clube. Anteriormente tinham condutas que começamos a discutir e buscar melhores práticas para gerenciar esse departamento. Daniel (Baumfeld) como supervisor. Cesário (José Cesário da Silva Almada Lima) como superintendente. Desde o final do ano definimos que a partir de 2016 qualquer procedimento cirúrgico passa a ser do Cruzeiro. Não existe mais participação do agente, o interesse do atleta acima do parecer do clube. Não é resposta a nada do passado, é só trazer melhores práticas de gestão no sentido de proteger clube e atletas. No caso do Manoel, foi uma decisão dessa junta de que a cirurgia fosse feita pelo doutor Sérgio Freire. Manoel é o primeiro caso de cirurgia nova dentro dessa política. Isso não impede que a junta decida que o Cruzeiro precisa buscar médico de fora. O padrão é que a decisão é do Cruzeiro, já que é empregador, responsável em todos os sentidos.

3009 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.