2/4/2016 13:33
Confiança apimenta ataque
Depois da vitória sobre o Atlético, Deivid tem mais tranquilidade para adotar esquema altamente ofensivo. Treinador promete manter intensidade, amanhã, diante do lanterna
A escalação do armador Élber está confirmada, ao lado de Alisson e de De Arrascaeta: a Raposa vai para cima do Guarani
A vitória no clássico contra o Atlético e a consequente ampla vantagem na liderança do Campeonato Mineiro – o time precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar desta fase – provocam efeitos para lá de positivos na Toca da Raposa. Para a partida de amanhã, contra o Guarani, às 16h, no Mineirão, pela 10ª rodada, o técnico Deivid usará formação mais ofensiva, com o retorno de Alisson e De Arrascaeta, que não enfrentaram o rival, e a permanência de Élber, um dos destaques no triunfo passado.
A situação tranquila no campeonato permitiu também que Fabiano e Henrique sejam preservados no jogo contra o Guarani – o lateral-direito reclama de cansaço muscular, e o volante sofreu pancada na panturrilha esquerda, que o tirou do clássico no intervalo. Os dois, mais uma vez, não treinaram e Deivid confirmou que ambos estão fora da partida.
No treino, Lucas Romero atuou mais recuado, ocupando o lugar de Henrique, e Élber ocupou o lado direito do campo – Mayke foi o lateral-direito. Na visão do treinador celeste, as mudanças não alteram significativamente o esquema tático: “Não muda muito não. É o mesmo esquema em que a gente vinha jogando, o 4-3-3, recompondo com o 4-4-2. Não vejo nenhuma diferença. O mais importante é tomar a iniciativa do jogo”.
Para Deivid, se a escalação deixa o time mais ofensivo, será preciso atenção para não comprometer o sistema defensivo. “Com um jogador a mais de frente, a equipe fica mais ofensiva. Mas isso não quer dizer que o jogo fica mais fácil. Estou cobrando para recompor rápido. Em casa, com o apoio da torcida, vamos tomar a iniciativa do jogo, jogando para cima, mas temos de tomar cuidado com o risco”, avalia o técnico.
Apesar de enfrentar o lanterna da competição, Deivid pede respeito ao Guarani: “Temos de manter a intensidade para confirmar a primeira colocação. Será um jogo difícil, contra um time que está brigando para fugir do rebaixamento. Temos de ter respeito, jogar para frente, mas com cautela”.
RETORNO Depois de servir à Seleção Uruguaia, sem entrar em campo contra Brasil e Peru, pelas Eliminatórias, De Arrascaeta tem seu retorno confirmado à equipe e vai atuar mais à frente. “O esquema que quer o Deivid é o que me sinto muito à vontade, jogando com o Rafael Silva, ficando mais livre”, afirma o uruguaio.
Para De Arrascaeta, a equipe vem mostrando evolução: “O momento está bom. A tendência é seguir melhorando para terminar o Mineiro da melhor maneira, com o título. Estamos encaixando o esquema que o técnico quer e ganhando confiança”. Na avaliação do jogador, a vitória sobre o Atlético é prova dessa evolução: “O grupo está mostrando que qualquer um pode jogar. Ganhamos o clássico não estando eu e o Alisson”.
Disputa direta
A briga para deixar a parte de baixo do Campeonato Mineiro ganhará mais um capítulo hoje. Penúltimo colocado, o Tupi visita o Tricordiano, oitavo e a um ponto do Galo Carijó, às 19h, no Estádio Elias Arbex, pela 10ª rodada. O time de Juiz de Fora vem de duas partidas sem vitórias – perdeu para o Atlético por 3 a 0 e para a URT por 2 a 1 – e busca a reabilitação para voltar a respirar no torneio. Já o Tricordiano conquistou sete dos últimos 15 pontos disputados. Já Caldense e Tombense – ambos com 10 pontos – também se enfrentam hoje, às 19h, no Ronaldão, em Poços de Caldas. A situação da dupla é delicada. Quem perder ficará próximo da linha do rebaixamento. Em contrapartida, o ganhador manterá chances de ir às semifinais.
1077 visitas - Fonte: Cruzeiro