logo

2/4/2016 07:39

Deivid tem melhor arrancada que seus "mentores" no comando do Cruzeiro

Atual treinador do time celeste possui números melhores, no início de trabalho na Toca, que Luxemburgo e Mano Menezes, antecessores e também "conselheiros"

Deivid tem melhor arrancada que seus mentores no comando do Cruzeiro
No fim do ano passado, Deivid aceitou, talvez, um dos grandes desafios da carreira dele no futebol: assumir o comando técnico do Cruzeiro. Era o primeiro grande degrau após a aposentadoria do ex-atacante, que teve passagem vitoriosa pelo clube mineiro e pelo qual estava trabalhando desde o ano passado, mas como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e, depois, de Mano Menezes. Começou o ano, a pré-temporada, e vieram os jogos. Com elas, desconfiança e crítica de parte dos torcedores. Em resposta, resultados. Em grande maioria, positivos. Deivid tem melhor retrospecto que os mentores.

Isso mesmo. Os números de Deivid, nos primeiros 12 jogos oficiais à frente do Cruzeiro, são melhores que Vanderlei e Mano, na mesma quantidade de partidas disputadas na Raposa. São oito vitórias, um empate e apenas uma derrota - para o Fluminense por 4 a 3, na Primeira Liga. O que dá 75% de aproveitamento nesta sequência.

A mais importante, talvez, seja a última: 1 a 0 sobre o maior rival, no Independência (relembre no vídeo acima). Evidentemente, a maioria dos jogos (nove) foi pelo Campeonato Mineiro, que geralmente tem um nível dificuldade menor do que o enfrentado pelos antecessores de Deivid, que estiveram, no Cruzeiro, no último Campeonato Brasileiro. O treinador, apesar dos bons números, disse que não há respiro em clube grande.

- Futebol você tem que provar a cada três dias. Quarta e domingo. A gente não pensa diferente. A gente trabalha intensamente todos os dias. Quando eu era jogar era mais fácil. Como treinador você tem que ficar vendo os jogos, os adversários. O que encaixou, o que não encaixou. Tranquilidade ela existe depois de uma vitória no clássico, mas num grande clube você tem que estar ligado, para ganhar sempre.

Vanderlei Luxemburgo assumiu o Cruzeiro logo após a saída de Marcelo Oliveira, trazendo Deivid como auxiliar técnico, logo no começo do Brasileirão do ano passado. O treinador conseguiu uma arrancada no começo, mas depois o rendimento da equipe caiu. Nos primeiros 12 jogos, foram cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas - 17 pontos e aproveitamento de 47, 22%.

Já Mano Menezes teve melhor desempenho que o antecessor, conseguindo seis vitórias, cinco empates e uma derrota, mas não melhor que Deivid. Foram 23 pontos conquistados e 63% de aproveitamento nesse período. Deivid, logo quando assumiu o cargo no Cruzeiro, comentou que aprendeu muito com os antecessores

- Peguei duas escolas totalmente diferentes, com conceitos diferentes. O Vanderlei, pelo fato de ter conhecido ele há 14 anos e ter sido atleta dele em quatro equipes, e ter me chamado para trabalhar como auxiliar, eu fico muito feliz por ter aprendido com ele. E, depois, com a vinda do Mano, apesar de ter ficado pouco tempo, três meses, eu aprendi muito também - disse o treinador na época.

1008 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.