logo

17/3/2016 10:34

Mais do que defender

Gol de Bruno Rodrigo, que abriu a vitória sobre o Uberlândia e ampliou a liderança do Cruzeiro, mostra a importância dos zagueiros também no posicionamento ofensivo

Mais do que defender
Bruno Rodrigo havia balançado as redes pela última vez em maio de 2014: jogada aérea é uma das armas celestes

A vitória por 3 a 0 sobre o Uberlândia, terça-feira, no Mineirão não só fez o Cruzeiro abrir três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Mineiro como deu mais confiança ao time, que ainda convive com a instabilidade neste início de temporada. Assim, muitos pontos positivos vêm sendo levantados desta última partida, como a melhora da compactação da equipe. Tudo isso, porém, poderia não ter ocorrido se o zagueiro Bruno Rodrigo não tivesse aberto o marcador em bela cabeçada no primeiro tempo.

O feito é ainda mais notável se for levado em conta que um jogador da zaga não marcava um gol há mais de nove meses. O último havia sido feito por Manoel, em 3 de junho, no 1 a 0 sobre o Flamengo, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, duelo que marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo como técnico da Raposa.

O próprio Bruno Rodrigo vinha de grande jejum de gols: não balançava as redes desde 17 de maio de 2014, no 1 a 1 com o San Lorenzo, também no Gigante da Pampulha, resultado que custou a eliminação da equipe celeste nas quartas de final da Copa Libertadores. Agora, porém, a expectativa é de que não só os zagueiros voltem a marcar gols, mas também laterais, volantes, armadores e atacantes, fazendo o time finalmente arrancar em 2016.

“Em 2014, tivemos muitos gols do Bruno Rodrigo, Dedé, Manoel, gols importantes para conquistas de títulos como o Brasileiro. E neste ano não havíamos feito ainda. Então, a gente vem treinando, insistindo com os jogadores que têm boa estatura e também bom posicionamento. Por isso estou muito satisfeito”, diz o técnico Deivid, que ganha mais tranquilidade para seguir no comando do time.

Os jogadores também acham que o Cruzeiro encontrou o caminho certo e não pode sair dele. “A gente vinha jogando bem. Porém, os resultados estavam apertados porque não aproveitávamos as chances. Mas agora, com um resultado bom como este, temos mais confiança, principalmente porque trabalhamos muito e tudo saiu bem”, afirma o volante Lucas Romero.

Ele próprio marcou, diante do Uberlândia, seu primeiro gol com a camisa celeste, cobrando pênalti no segundo tempo. Agora, quer o time todo buscando melhorar ainda mais, até porque tem compromissos importantes pela frente, a começar pelo Villa Nova, domingo, às 16h, no Mineirão, no qual defenderá a liderança folgada do Estadual.

“Temos de ser sempre o Cruzeiro que fomos contra o Uberlândia, com as linhas próximas, todos juntos para atacar e defender. Se jogarmos assim sempre, vamos nos dar bem na temporada”, declara o argentino, que quer ver o time engrenando e a torcida apoiando em peso a partir de agora. “Foi importante marcar gols para que a vitória fosse mais contundente e a torcida ficasse mais satisfeita. Em outros jogos sofremos um pouco, mesmo sem merecer. E agora o resultado nos dá confiança para a sequência da temporada.”

APOSTA CERTA Para marcar o primeiro gol, Romero contou com a confiança do técnico Deivid, que foi conquistada de forma inusitada, quando o volante apostava com ele quem acertava mais cobranças de pênaltis em treinos na Toca da Raposa II, com o comandado levando vantagem sobre o comandante em algumas ocasiões.

“O Romero consegue esperar bem o goleiro definir o canto e por isso foi feliz contra o Uberlândia”, afirma Deivid, elogiando bastante o argentino. “A gente vem trabalhando e o Deivid vê tudo. Então, não tive dúvidas quando ele me disse para bater o pênalti. Fico feliz, porque os outros que poderiam bater me deram a bola sem maiores problemas. Isso mostra a força do grupo”, declara Romero.

ZAGUEIROS GOLEADORES
Jogador / Gols / Jogos
Leo / 16 / 196
Bruno Rodrigo / 12 / 121
Dedé / 8 / 91
Manoel / 3 / 79
Bruno Viana / 0 / 2

ESTRELADAS...
LATERAL
Se não terá o armador Marcos Vinícius e o atacante Willian, ainda se recuperando de contusões musculares, o técnico Deivid ganha a volta do lateral-direito Mayke, que não sente mais a pancada levada no pé esquerdo e desde a semana treina com os companheiros. Porém, como Fabiano vem atuando bem, deve continuar como titular.

REAPRESENTAÇÃO
Os jogadores do Cruzeiro se reapresentaram ontem à tarde. Enquanto os atletas que começaram jogando contra o Uberlândia fizeram trabalho regenerativo, os demais participaram de treino técnico, sob o comando do técnico Deivid. De hoje a sábado, eles treinam pela manhã, pensando no Villa Nova.

936 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.