Autuori chegou ao Furacão e acompanhará comandados das arquibancadas (Bruno Cantini/Site Atlético Mineiro)
Pouco mais de 24 horas após ser anunciado como novo comandante do Atlético-PR, o técnico Paulo Autuori já terá a possibilidade de comemorar a classificação dos seus comandados para as semifinais da Primeira Liga. Porém, da arquibancada. Nesta quarta-feira, o substituto do demitido Cristóvão Borges, estará nas cadeiras do Mineirão para acompanhar a partida entre o Furacão, que será dirigido pelo interino Bruno Pivetti, e o já eliminado Cruzeiro, às 19h30 (de Brasília), em partida válida pela rodada final da fase de grupos do torneio interestadual.
Para celebrar a vaga, Autuori torce para que o Atlético-PR ao menos empate com o Cruzeiro. Caso o Furacão seja derrotado, o treinador precisará secar o Figueirense, que não poderá vencer o Flamengo, em jogo paralelo a ser realizado no Maracanã, para que a equipe paranaense se classifique, pelo menos, como melhor segundo colocado.
Porém, já são cinco partidas seguidas pelo Estadual sem vitórias, que deixou o clima pesado na Baixada e causou a queda de Cristóvão, mesmo que pela Liga a campanha seja muito boa, com 100% de aproveitamento em dois jogos. Por isso a expectativa é de confirmação da vaga para a próxima fase, se possível em primeiro no grupo.
Pivetti deve promover poucas mudanças em relação à equipe que empatou com o Londrina pelo Paranaense. Uma das novidades é o retorno do zagueiro Paulo André, que cumpriu suspensão diante do Tubarão e garante um espírito diferente em campo por conta da motivação. “As características das competições são diferentes. A Primeira Liga, com tiro curto e jogo decisivos, nos coloca em uma situação de motivação, de decisão, de querer avançar. Estamos bem posicionados mas precisamos de mais um ponto. E é isso que vamos buscar”, afirmou.
O defensor rubro-negro ainda falou sobre a troca de comandado, projetando um bom trabalho a ser iniciado por Autuori. “Todo mudança é difícil. Ficamos chateados, em um primeiro momento, com a saída do Cristóvão, mas também feliz com a chegada do Paulo, um treinador com currículo extenso, cheio de títulos”, completou.
Se depender do Cruzeiro, apesar de estar eliminado da Primeira Liga, com apenas um ponto somado, a despedida celeste da competição acontecerá dignamente, de forma que o técnico Deivid exige de seus comandados uma vitória nesta quarta-feira.
Cruzeiro entrará em campo reservas nesta quarta; Pisano e Elber devem ser titulares (Washington Alves/Light Press)
O treinador, contudo, não estará presente no banco de reservas, uma vez que cumprirá suspensão pela expulsão na partida passada da Primeira Liga, quando o Cruzeiro acabou derrotado por 4 a 3 para o Fluminense. Com isso, nesta quarta-feira, a equipe celeste será comandada pelo auxiliar técnico Pedrinho, que deve ter em suas mãos um time recheado de reservas.
Visando fazer testes e estudar novos opções no elenco, a comissão técnica deve ter Fabiano como único titular, já que Mayke está lesionado. No restante da equipe, várias novidades, mas as principais delas devem ser os volantes Federico Gino e Marciel, que podem estrear pelo clube celeste nesta quarta.
“Neste jogo vão entrar jogadores que não vêm jogando, isso mostra a confiança do Deivid com o grupo, ele sabe que pode contar. Algumas pessoas falaram que não vale nada, mas para nós conta muito, para quem está entrando. Estamos vestindo a camisa do Cruzeiro e temos que honrar da melhor maneira possível”, colocou o goleiro Rafael, que ocupará a vaga de Fábio na meta cruzeirense.
Para enfrentar o Furacão, o clube mineiro tem três desfalques certos: o zagueiro Dedé, o lateral Mayke, o meia Marcos Vinícius e o atacante Willian, todos eles lesionados. Em contrapartida, o zagueiro Manoel e o atacante Rafael Silva, recuperados de uma edema na coxa e de um cansaço muscular, respectivamente, voltam a ser opção, contudo, apenas o primeiro será titular. O lateral-esquerdo Fabrício, com novo contrato regularizado, também deve pintar entre os 11 iniciais do Cruzeiro contra o Atlético-PR.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X ATLÉTICO-PR
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 9 de março de 2016 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins
CRUZEIRO: Rafael; Fabiano, Bruno Viana, Manoel e Fabrício; Federico Gino, Uillian Correia, Marciel, Pisano e Elber; Douglas Coutinho
Técnico: Deivid
ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Christián Vilches, Paulo André e Roberto; Deivid, Otávio e Vinícius; Nikão (Cryzan), Anderson Lopes e Walter.
Técnico: Bruno Pivetti (interino)