Dedé vai desfalcar o Cruzeiro, pelo menos, até abril (Foto: Washington Alves/Light Press)
Quatro zagueiros e uma vaga. A fratura na patela do joelho direito de Dedé, que vai deixá-lo fora de combate pelos próximos jogos, e que pode tirar o jogador até do Campeonato Mineiro,abre uma disputa pela vaga do Mito na defesa para o jogo de domingo, contra a Caldense, em Poços de Caldas, às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Estadual. Quatro jogadores brigam para jogar ao lado de Bruno Rodrigo. O GloboEsporte.com analisa as chances de cada um.
Manoel
Era o companheiro de Dedé antes de sofrer um edema na coxa esquerda, que o deixou fora dos dois últimos jogos do Cruzeiro, contra Tricordiano e América-MG. Em teoria, Manoel é o favorito de Deivid para ser o companheiro de Bruno Rodrigo, até porque era titular antes de se machucar. Além das qualidades técnicas, como a velocidade e o posicionamento, tem a seu favor o fato de ter formado a zaga titular do Cruzeiro ao lado de Bruno Rodrigo em 28 oportunidades. Contra ele, o peso de estar voltando de contusão. Ele foi liberado do departamento médico nesta terça-feira. Manoel disputou 77 partidas com a camisa azul e fez três gols.
Manoel era titular até se lesionar e deixar a equipe nesta temporada (Foto: Washington Alves/Light Press)
Léo
Com 195 jogos pelo Cruzeiro, Léo é o concorrente à vaga de Dedé com mais tempo de clube. Além da experiência, o zagueiro mineiro é boa arma ofensiva. Ele tem 16 gols marcados com a camisa azul. Entrosamento com o companheiro Bruno Rodrigo também não é problema para Léo. Os dois já foram titulares juntos 24 vezes e trabalham juntos desde janeiro de 2013. O grande problema de Léo é não participar de uma partida oficial desde o dia 13 de agosto do passado, quando se contundiu contra o Joinville e teve que passar por uma artroscopia no joelho direito
Léo retornou aos treinos este ano após sofrer lesão no Brasileiro do ano passado (Foto: Washington Alves/Light Press)
Bruno Viana
Cria das categorias de base do clube, Bruno Viana corre por fora na disputa por uma vaga na zaga do Cruzeiro. Promovido aos profissionais em 2015, ele participou do amistoso contra o Rio Branco-ES, na pré-temporada deste ano. É alto, forte nas bolas aéreas e tem velocidade. A pouca experiência pode fazer com que espere mais tempo antes de ser titular.
Bruno Viana foi promovido ao elenco profissional na temporada passada (Foto: Washington Alves/Light Press)
Fabrício Bruno
É o azarão da briga. O zagueiro subiu do time Sub-20 este ano, após a boa campanha do Cruzeiro na Taça São Paulo. Tem estilo clássico e joga de cabeça erguida, sem dar chutões. É líder e fala muito dentro de campo, mesmo sendo o mais jovem do elenco. Fabrício Bruno é uma aposta do Cruzeiro para o futuro e não será surpresa se tiver chances ainda neste Campeonato Mineiro.
Fabrício Bruno se destacou na Copa São Paulo e, desde então, treina na Toca II (Foto: Washington Alves/Light Press)