28/2/2016 09:47
Fábio x João Ricardo: titulares absolutos em seus clubes, goleiros podem ser decisivos no Mineirão
Atuações de arqueiros podem determinar o resultado do clássico deste doming
Rafael Arruda /Superesportes
O resultado do clássico entre Cruzeiro e América, neste domingo, às 17h, no Mineirão, pode ser decidido por dois personagens de extrema importância para cada clube: os goleiros Fábio e João Ricardo. Enquanto o primeiro é o atleta com mais partidas na história da Raposa (673), o segundo vem crescendo a cada ano e chegou a despertar interesse de grandes clubes do futebol brasileiro, como o Palmeiras. Assim, quem se sair melhor no Gigante da Pampulha dará mais chances de vitória ao seu time, já que a liderança do Campeonato Mineiro está em jogo no Gigante da Pampulha. Beneficiados pela derrota do Atlético para a URT nesse sábado, por 1 a 0, os azuis dependem de um empate para assumirem o topo da tabela. Aos alviverdes, na terceira posição com nove pontos, somente o triunfo interessa.
Fábio, de 35 anos, defende a Raposa desde 2005. Acostumado a jogar clássicos com o América, ele carrega consigo ótimo retrospecto: em 14 jogos, tem oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Todavia, mesmo com a larga vantagem nos confrontos, o camisa 1 cruzeirense prega respeito ao rival. “Estamos cientes da dificuldade que teremos contra o América. Sempre houve bons jogos e muitas dificuldades. Precisamos nos doar para conquistar os três pontos dentro de casa”.
Dono de grande experiência, o arqueiro celeste não poupa elogios a João Ricardo. “Ele vem se firmando e fazendo bons jogos. Isso é primordial para um goleiro. É jovem, vem colhendo os frutos e está no caminho certo. Está trabalhando muito e ciente de toda responsabilidade que terá ao longo da carreira. Fará uma grande carreira, longa e bastante concreta”, observa Fábio.
Respaldado pelas palavras de um dos atletas mais renomados da posição no Brasil, João Ricardo caminha para seu segundo jogo contra o Cruzeiro. Em 2015, ele não evitou a derrota americana por 2 a 0, no Independência, pela primeira fase do Mineiro. Desta vez, fica a expectativa para um resultado melhor que servirá de divisor de águas ao Coelho.
“É uma vitória para dar confiança para todo mundo. Nos dará força para os próximos jogos. Não só para os jogadores, mas para a diretoria e comissão técnica. O que a gente espera é fazer uma boa partida. Dificuldades vão aparecer durante o jogo, mas temos que saber lidar com elas”, diz o goleiro.
Em 2016, ao menos mais dois duelos entre Fábio e João Ricardo já estão garantidos: pela Série A do Campeonato Brasileiro. É possível que os dois se encontrem na fase de mata-mata do Estadual. E se depender do tempo de contrato de cada um, o embate tende a ocorrer várias vezes. O vínculo de Fábio com o Cruzeiro vencerá em julho de 2018. Já João Ricardo está ligado ao Coelho até dezembro do mesmo ano.
FÁBIO PELO CRUZEIRO
Idade: 35
Jogos: 673
No clube desde:
Janeiro de 2005
Contrato até:
Julho de 2018
Títulos:
Copa do Brasil – 2000 (foi reserva de André em sua primeira passagem pelo Cruzeiro)
Campeonato Mineiro – 2006, 2008, 2009, 2011 e 2014
Campeonato Brasileiro – 2013 e 2014
Curiosidade:
Desde 2005, quando assumiu a camisa 1 do Cruzeiro, Fábio tem média de mais de 60 jogos por ano. Vale lembrar que o goleiro é o recordista em número de jogos com a camisa celeste: 673.
JOÃO RICARDO PELO AMÉRICA
Idade: 27
Jogos: 73
No clube desde:
Junho de 2014
Contrato até:
Dezembro de 2018
Campanha relevante:
2015 – 4º lugar da Série B, com 65 pontos (acesso à elite nacional)
Curiosidade:
João Ricardo foi contratado em junho de 2014 para ser reserva de Fernando Leal, escolhido como substituto de Matheus, que havia sido vendido ao Braga de Portugal por 2,4 milhões de euros. No entanto, uma lesão sofrida pelo colega durante um treino fez João assumir a titularidade. Suas atuações foram tão boas que a comissão técnica optou por mantê-lo na equipe, mesmo após a recuperação de Leal.
1020 visitas - Fonte: Super Esportes