Fotos: Renato Araújo / Divulgação Sada Cruzeiro
Da Assessoria do Sada Cruzeiro
O Sada Cruzeiro vai brigar pelo tricampeonato Sul-Americano de Clubes neste domingo, 21/02, às 19h. Com uma grande atuação, o representante brasileiro fez 3 sets a 0 no UPCN, da Argentina, neste sábado, em Taubaté-SP, e garantiu seu lugar na decisão, a quinta somente nesta temporada. As parciais da semifinal foram 25/22, 26/24 e 25/16. Bicampeão continental, este é o terceiro ano consecutivo que o clube comandado por Marcelo Mendez disputa a final da competição. E o plantel celeste aguarda agora a definição do adversário, que sairá da outra semifinal entre Funvic Taubaté e Personal Bolívar, também da Argentina, que começa às 19h30, no Ginásio do Abaeté.
O grupo cruzeirense comemorou muito a vitória e a classificação. “Nosso time jogou muito bem hoje. O William distribuiu muito bem o jogo, todo mundo sabe da qualidade dele, e ele me deixou em boas situações para poder rodar bem. Acho que jogamos taticamente certo, como o planejado. Sacamos bem e tivemos tranquilidade para aproveitar os momentos em que tivemos oportunidade de rodar. Agora vamos trabalhar e estudar quem sair vencedor de Taubaté e Bolivar, para jogarmos bem amanhã”, analisou o oposto Wallace, um dos destaques da equipe celeste na partida.
A final do torneio continental será a quinta decisão do Sada Cruzeiro na temporada 2015/16. E depois de conquistar todos os torneios que disputou, de Mineiro a Mundial de Clubes, a equipe estrelada vai lutar para igualar a marca alcançada em 2013/14, quando também levantou cinco canecos.
“Nosso time está muito bem. Tínhamos objetivos muito grandes quando começamos a temporada e já cumprimos quatro deles. E acho que estamos no caminho certo para alcançar o quinto. Então agora é descansar, ver quem vai ganhar aqui agora para estudar bastante e trabalhar bem amanhã para tentar repetir a nossa temporada de 2013/14”, comentou o cubano Leal.
Ao lado de Isac, Leal foi o maior pontuador da semifinal, com 14 anotações no placar. O desempenho do cubano contribuiu para a vitória contundente construída pelo Sada Cruzeiro, que não deu chances ao rival em Taubaté. Com o resultado, a Raposa ampliou sua vantagem em clássicos contra a equipe de San Juan: agora são sete vitórias para os cruzeirenses contra duas dos argentinos.
O Jogo
O embate começou bastante equilibrado, mas o plantel argentino chegou à frente na primeira parada técnica e conseguiu se manter em vantagem até o segundo tempo, em 16 a 15. Foi quando o time cruzeirense encaixou melhor o saque e contou com o excelente desempenho de Wallace na virada de bola. Em dois contra-ataques, o oposto empatou e virou o placar para 17 a 16. William também fazia uma grande partida e distribuía bem o ataque do Sada Cruzeiro, que abriu o placar.
No início da segunda parcial, as equipes aproveitavam seus side-outs e trocavam pontos. Mas a Raposa era superior, trabalhava bem os contra-ataques e conseguiu dois pontos de vantagem em 15 a 13, novamente com Wallace, depois de uma grande recepção de Leal. O UPCN chegou a virar em 18 a 17 depois de duas falhas do time celeste. A parcial seguiu apertada até o final, com placar empatado em 24 a 24. Leal virou o contra-ataque e os argentinos erraram o ataque para deixar a Raposa a um passo da decisão.
O terceiro set foi completamente dominado pela equipe cinco estrelas. O saque balanceado de Isac e William dificultou muito a recepção argentina e a relação saque-bloqueio cruzeirense funcionou muito bem. O elenco de San Juan ainda tentava desestabilizar com provocações, mas não foi o suficiente para tirar o foco da Raposa, que seguiu absolutamente superior para assegurar a classificação com nove pontos de vantagem na última etapa.
Sada Cruzeiro: William, Wallace, Leal, Filipe, Isac, Éder e o líbero Serginho. Entraram: Fernando Cachopa, Alan e Rodriguinho.
Técnico Marcelo Mendez.
UPCN: Vildsola, Uchikov, Brajkovic, Krsmanovic, Alksiev, Ramos e o líbero Garrocq. Entraram: Guzman, Jacobsen, Lazo e Salvo.
Técnico Fabian Armoa.
(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação)