UPCN foi campeão sul-americano de vôlei em 2015 (Foto: Divulgação/UPCN Volley)
Tradicional equipe da América do Sul, o UPCN Volley, da Argentina, foi uma pedra no sapato de Cruzeiro e Taubaté no Sul-Americano de 2015. Venceu as duas equipes no tie-break nas semifinais e ficou com o título, jogando em casa. Em 2016, os argentinos estão de volta e, juntamente com os dois brasileiros, entram como favoritos. O time estreia nesta quarta-feira, 17, às 16h, contra o Perless, do Peru.
O time tem o comando de Fabián Armoa, que está à frente da equipe há oito anos. Além da conquistas sul-americanas, também levou cinco campeonatos argentinos e disputou duas vezes o Mundial de Clubes, ficando na terceira colocação duas vezes.
Cruzeiro e UPCN fizeram a última final do Sul-Americano de vôlei (Foto: Ana Flávia Goulart / Cruzeiro)
– O UPCN é uma equipe forte, é o atual campeão e é um dos favoritos, ao lado das equipes brasileiras e do Bolívar. Em todos os campeonatos Sul-Americanos e sempre fizeram jogos muito equilibrados – disse o técnico do Taubaté, Cezar Douglas.
A equipe conta com quatro jogadores que defenderam a seleção argentina na Liga Mundial e na Copa do Mundo. Dois deles foram ouro nos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no ano passado. Um dos mais experientes do time é o líbero Sebastián Garrocq, de 36 anos. O jogador falou sobre a expectativa do time para a competição e prevê disputa acirrada na busca pelo tricampeonato.
O UPCN é um clube argentino de San Juan, no norte do país, fundado em 2007. É a equipe mais vitoriosa do vôlei da Argentina
– O time está inteiro para o Sul-Americano e vai mostrar o seu valor. Nós sempre crescemos em momentos difíceis e esse é o nosso diferencial. São equipes fortes que vão jogar. Na primeira fase iremos enfrentar o Bolívar, que será um clássico argentino. Depois, Taubaté que é o anfitrião e já jogamos contra no ano passado e é um rival muito complicado. O Cruzeiro que é um campeão mundial, já conhecemos de outras competições e vai ser um candidato ao título. UPCN é o atual campeão e todos vão querer ganhar de nós. Vai ser muito duro – disse o jogador ao site oficial do time.
UPCN é um dos favoritos ao título do Sul-Americano de vôlei (Foto: Divulgação/UPCN Volley)
– É um torneio com equipes fortes e outros com um nível um pouco mais abaixo. Teremos o anfitrião, o Taubaté com jogadores de seleção brasileira, o Bolívar, que rival nosso na Argentina, o Cruzeiro que é atual campeão mundial e nós, que somos os atuais campeões do torneio e terceiro no Mundial. Qualquer um pode ganahr. Nossa expectativa é conquistar o bicampeonato – afirmou o técnico Fabián Armoa.
CRUZEIRENSE EVITA REVANCHE
William Arjona jogou na Argentina por três anos e conhece os rivais (Foto: Divulgação/Sada Cruzeiro)
Quem conhece bem o time argentino é o oposto William Arjona, do Cruzeiro. O atleta defendeu o Bolívar por três temporadas, entre 2007 e 2009. Aos 36 anos, tem cinco títulos sul-americanos no currículo, mas prefere evitar o clima de revanche entre as equipes.
– Não penso em revanche. O UPCN tem uma grande equipe que já cruza com o nosso caminho há algum tempo. Tivemos boas vitórias e acabamos perdendo no ano passado. Hoje é uma equipe consolidada no cenário. Estamos pensando no título, independente do adversário. (...) Fiz muitas amizades nesses quatro anos que joguei lá, principalmente, na comissão técnica. Entre os jogadores um grande amigo é o Guillermo Garcia, que jogou comigo nas quatro temporadas – disse o levantador.
BRASILEIRO NO ELENCO
O central Ualas é o representante brasileiro no UPCN (Foto: Divulgação/CBV)
O UPCN conta com 15 jogadores em seu elenco, sendo dois estrangeiros: um búlgaro, o oposto Nikolay Uchikov e um brasileiro, o central Ualas. O jogador de 33 anos está há dois anos na Argentina. Antes, jogou no Volta Redonda e Rio de Janeiro, onde conquistou a Superliga em 2013.
Confira o elenco do UPCN:
Centrais: Pablo Guzmán, Gustavo Molina, Valentin Zanotti, Ualas
Líberos: Sebastian Garrocq, Matias Salvo
Ponteiros: Pablo Bengolea, Nicolas Lazo, Rodrigo Peres, Joan Sommerville, Javier Filardi
Opostos: Nikolay Uchikov, Santiago Alvarez
Levantadores: Demian Gonzalez, Sebastian Brajkovic
A TABELA
