logo

30/1/2016 12:54

Prova de fogo

Disputa vira teste de competitividade para Atlético, Cruzeiro e América, apontados como principais candidatos à conquista do título. Reforços podem fazer a diferença

Prova de fogo
Givanildo Oliveira, Diego Aguirre e Deivid são os comandantes dos clubes da capital

Com desafios diferentes, os times da capital mineira vão medir forças a partir de amanhã no Campeonato Mineiro. Campeão em 2015, o Atlético estreia fora de casa, diante do Uberlândia, enquanto o Cruzeiro recebe a URT, e o América encara o Tupi, no Independência. A missão alvinegra, além da busca do bicampeonato, será adaptar o time ao esquema de Diego Aguirre, o novo treinador. Com os reforços do armador Cazares, do zagueiro Erazo e do atacante Hyuri, o Galo usará a competição como uma espécie de laboratório para a Libertadores. Já a Raposa, depois de uma temporada em branco, tenta se reencontrar com os títulos, igualmente sob novo comando técnico. Deivid aposta numa formação ofensiva em que um ataque leve seja um dos principais trunfos. Ele conta com novidades, como o armador Matías Pisano e o volante e lateral-esquerdo Sánchez Miño, ambos argentinos, e os atacantes Douglas Coutinho e Rafael Silva. No Coelho, Givanildo procura remontar a equipe, que perdeu peças importantes, e engrenar para o mais importante torneio que disputará no ano, a volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

ATLÉTICO

Laboratório pelo bi

Por mais que o discurso seja buscar todos os títulos possíveis na temporada, o principal objetivo do Atlético no Campeonato Mineiro não é buscar o bi, mas preparar a equipe para os jogos da Copa Libertadores, que começará no mês que vem. Assim como fez no Internacional, o técnico Diego Aguirre observará alguns reservas que pouco atuaram, além de testar novas formações táticas.

O Galo defende a hegemonia de conquistas no Estadual, tendo levantado o troféu 43 vezes – obteve quatro títulos nos últimos seis anos. A equipe mudou pouco em relação ao ano passado: 22 dos 30 jogadores que compõem o atual grupo foram campeões na temporada anterior.

Três reforços foram contratados: o zagueiro Erazo, o armador Cazares (foto) e o atacante Hyuri. A expectativa é que o trio se encaixe no esquema tático proposto pelo treinador. A diretoria promete ir ao mercado para buscar mais um ou dois jogadores. Devido ao calendário extenso, é possível que o treinador preserve os titulares em algumas partidas. Logo, vai sobrar espaço para aqueles que tentam uma oportunidade, como é o caso do zagueiro Jesiel, dos meio-campistas Lucas Cândido e Dodô e dos atacantes Henrique e Pablo.

“Também quero ser campeão mineiro. Em algum momento, teremos de priorizar algum jogo ou atletas para alguma decisão. Mas estamos em um clube grande, com tantos jogadores bons e isso é perfeitamente possível”, afirma Diego Aguirre. (R.Dias)

43 títulos
Posição em 2015: Campeão

AMÉRICA

Ponte para o futuro

Depois de estrear com o pé direto na temporada ao vencer o Figueirense por 1 a 0, na Primeira Liga, o América quer manter o embalo no Campeonato Mineiro. Além de tentar quebrar a hegemonia dos rivais da capital, o Coelho terá no Estadual a chance de azeitar o grupo para o tão aguardado retorno à Série A do Brasileiro. A estreia é contra o Tupi, amanhã, às 19h30, no Independência. O clássico contra o Cruzeiro será em 28 de fevereiro (5ª rodada) e, com o Atlético, em 13 de março (7ª rodada).

Em relação ao time do acesso, o técnico Givanildo Oliveira terá de superar a perda de dois destaques: o armador Marcelo Toscano, que foi para o futebol coreano, e o jovem atacante Richarlison, vendido a peso de ouro para o Fluminense. Por outro lado, manteve nomes importantes, como o goleiro João Ricardo (foto), o volante Leandro Guerreiro, o armador Tony, além do próprio Givanildo, no cargo desde setembro de 2014.

Nada menos que 13 jogadores chegaram e o treinador já adiantou que não será suficiente: pelo menos mais dois atletas devem ser contratados, entre eles, um centroavante para dividir a função com Bruno Sávio, outro atleta promissor revelado pelo clube. Das novidades, quem demonstrou mais desenvoltura diante dos catarinenses foi o armador Rafael Bastos, de 31 anos. O lateral-esquerdo Danilo e o volante Pablo estão de volta ao clube, com boas chances de assumir lugar enter os titulares. (RD)

15 títulos
Posição em 2015: 5º colocado

CRUZEIRO

Hora da reafirmação

Sem ter ganhado títulos em 2015, tendo sido eliminado pelo rival Atlético nas semifinais do Estadual, o Cruzeiro entra pressionado no Mineiro deste ano. Ainda que não seja prioridade no clube, todos os cruzeirenses têm como objetivo não só de comemorar mais uma conquista local, mas também evitar o bi do time alvinegro.

Para atingir o objetivo, apostou na efetivação como técnico de Deivid de Souza, que até dezembro era assistente de Mano Menezes. Campeão mineiro como jogador em 2003, ele sabe que o fracasso no Estadual pode atrapalhar seus planos de sonhos maiores em seu primeiro trabalho como treinador.

A aposta, porém, é na ousadia para conquistar o título. Como a maior parte dos adversários é de qualidade técnica mediana, trata-se de ótima oportunidade para a equipe ganhar entrosamento e encaixar o esquema com dois volantes e quatro jogadores de muita movimentação e boa técnica no ataque, Marcos Vinícius, De Arrascaeta, Alisson (foto) e Willian.

Mudanças, porém, não estão descartadas durante o Mineiro. Se decidir fazê-las, ele terá à disposição atletas que acabaram de chegar, como os armadores argentinos Pisano e Sánchez Miño e os atacantes Douglas Coutinho e Rafael Silva. (PG)


38 ítulos*
Posição em 2015: 3º colocado

1212 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.